
Em setembro, a variação do preço do café no varejo foi de queda de 0,06%, após uma retração em agosto e uma baixa em julho.
O preço do café para os consumidores brasileiros caiu em setembro pelo terceiro mês seguido, segundo dados do índice de inflação IPCA, mas o movimento começa a perder força em função de repasses no varejo de uma alta no mercado internacional, avaliou o IBGE nesta quinta-feira.
Em setembro, a variação do preço do café no varejo foi de queda de 0,06%, após uma retração em agosto de 2,17% e uma baixa de 1,01% em julho.
“O que se vê é uma perda de força por conta de um aumento que já começa a se ver entre produtores, e isso pode chegar mais dia menos dia ao consumidor”, disse a jornalistas o gerente do IPCA, Fernando Gonçalves.
Em setembro, algumas empresas torrefadoras anunciaram aos clientes varejistas um novo aumento de preços, uma vez que as cotações do café verde no mercado de Nova York, referência global, dispararam por fatores como uma safra menor do que a esperada no Brasil e as tarifas impostas pelo governo de Donald Trump.
O café entrou na lista de produtos brasileiros sobretaxados para acessar o mercado dos EUA. A partir de agosto, o grão foi taxado em 50%, o que elevou os preços em Nova York devido a temores com a escassez no mercado norte-americano.
No ano e em 12 meses, o preço do café para os consumidores segue em trajetória de desaceleração, de acordo com o IBGE.
O café acumula em 12 meses variação positiva de 54,55%. Entre janeiro e setembro, o preço para os consumidores brasileiros tem alta de 38,30%.
Fonte: Reuters
VEJA TAMBÉM:
- Com início da safra 25/26, redução no Plano Safra acende alerta sobre déficit de armazenagem em Mato Grosso
- Plantio da soja é aberto no RS com expectativa de produção maior que o ano passado
- Brasil pode beneficiar mais US$ 7,8 bilhões em exportações caso negociação com os EUA avance, aponta CNI
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.