
O Concurso Melhor Velo Industrial, que acontece nos dias 2 e 3 de setembro, com o apoio do Senar-RS, Arco e Fundovinos/Governo do RS, é uma forma de avaliar a lã e a excelência da esquila.
A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos da Raça Ideal lança novas peças em pura lã na Expointer 2025. Sucesso na edição do ano passado, a coleção “Sou Pura Lã Ideal” volta atendendo sugestões dos compradores, ajustando tamanhos e trazendo peças como coletes e meias.
A lã utilizada para a confecção das peças é oriunda do Concurso Melhor Velo Industrial, um evento que chega à oitava edição e que põe à prova a qualidade da lã que sai dos animais da raça em esquila realizada ao vivo no Parque de Exposições Assis Brasil. “Com a comercialização das peças é possível ver o ciclo da ovinocultura, desde a genética que é exposta na Expointer, passando pela retirada da lã, até a confecção e venda das peças para o público final”, afirma o presidente da Associação Frederico Rott.
O Concurso Melhor Velo Industrial, que acontece nos dias 2 e 3 de setembro, com o apoio do Senar-RS, Arco e Fundovinos/Governo do RS, é uma forma de avaliar a lã e a excelência da esquila. A técnica utilizada é a tally-hi, método australiano em que prevalece o alto rendimento e o bem-estar animal, já que a ovelha ou o carneiro não precisam ser amarrados para o procedimento.
Para a avaliação da lã são utilizados critérios de laboratório e também o olhar atento de jurados que vêm diretamente do Uruguai, país que é referência em qualidade de lã e destino de grande parte do produto gaúcho. Depois de esquilados, os animais passam pelo julgamento de conformação (confira programação da raça abaixo).
Vencer o concurso de Melhor Velo costuma valorizar os animais ganhadores, já que a característica de produzir lã da finura adequada é uma característica genética. “O manejo a campo também contribui para um bom rendimento da lã na esquila, e o cuidado do produtor na condução do seu rebanho ajuda na qualificação do produto final”, pontua Rott.
A raça Ideal também é reconhecida pela dupla aptidão, já que sua criação permite destinar animais para lã e também para carne com precocidade e excelente marmoreio. Conforme um levantamento realizado pela Emater, o rebanho da raça corresponde a 17,6% dos ovinos do estado, estando presente em todas as regiões.
Programação da Raça Ideal na Expointer
28/08 – até 12h
Entrada no parque
30/08
Julgamento de admissão
01/09 – 13h30
Assembleia da Associação
02/09 – 8h30
Julgamento de classificação (fêmeas)
02/09 – 13h30
Julgamento de Classificação (machos)
02/09 – 19h
Confraternização e Entrega de Prêmios
03/09 – 8h30
Concurso Melhor Velo Industrial
03/09 – 13h30
Julgamento Melhor Conformação
03/09 – 17h
Remate Rosetas de Ouro Naturalmente Ideal
Fonte: Expointer
VEJA TAMBÉM:
- Masterboi defende rastreabilidade do rebanho para conquista do mercado internacional
- Comissão no Senado aprova sustação de decreto sobre poder de polícia da Funai
- ANP: preço do etanol cai em 10 Estados e no DF, sobe em 10 e fica estável em 6
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.