Este projeto, que representa um investimento de R$ 1,2 bilhão, é a maior instalação de etanol celulósico do mundo, com uma capacidade de produção anual de 82 milhões de litros, dos quais 80% já foram contratados.
A Raízen inaugurou na última sexta-feira (24) sua segunda planta de etanol de segunda geração (E2G), o chamado etanol celulósico, no Parque de Bioenergia Bonfim, em Guariba (SP). A iniciativa demandou investimento de R$ 1,2 bilhão, e conta com capacidade de produção de 82 milhões de litros por ano, sendo que 80% desse volume está contratado.
A companhia, destacada como a maior produtora mundial de E2G, vê neste biocombustível uma solução essencial para o seu compromisso com a produção de energia limpa e renovável. A empresa visa atender à crescente demanda global por uma economia de baixo carbono e expandir para setores difíceis de descarbonizar, como aviação e transporte marítimo.
Embora a inauguração da planta só tenha ocorrido agora, a Raízen já havia recebido, em 15 de março, a autorização para início da produção de E2G em Guariba, outorgada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o que passou, então, a permitir a sua comercialização.
“A unidade Bonfim juntamente com a planta de E2G do Parque de Bioenergia da Costa Pinto solidificam a posição da Raízen como a maior produtora mundial de etanol e a operar duas plantas de E2G em escala industrial”, disse o CEO da Raízen, Ricardo Mussa.
Expansão Estratégica e Sustentável
Além da planta de Bonfim, a Raízen já opera outra unidade de E2G no Parque de Bioenergia da Costa Pinto, em Piracicaba – SP. Juntas, estas instalações consolidam a posição da empresa como a maior produtora mundial de etanol de segunda geração, com uma capacidade combinada de 124 milhões de litros anuais.
A empresa anunciou planos para construir mais nove plantas de etanol celulósico, todas com volumes já comercializados em contratos de longo prazo. O plano da empresa inclui um total de 20 unidades E2G, projetadas para produzir 1,6 bilhão de litros por ano.
Inauguração da maior usina de etanol de 2ª geração do mundo
A inauguração desta sexta-feira, eleva oficialmente a capacidade produtiva da companhia para 112 milhões de litros anuais. Na temporada 2023/24, a companhia produziu 36 milhões de litros de E2G, alta de 19% ante o ano-safra anterior, segundo o seu mais recente resultado financeiro.
A unidade de Bonfim, agora também com capacidade para produzir E2G, terminou a safra 2023/24 com 4,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar moídas. Além disso, produziu 370 mil toneladas de açúcar e 237 milhões de litros.
A Raízen já anunciou a construção de nove plantas do etanol celulósico, todas com seus volumes comercializados, em euros, em contratos de longo prazo. Além das duas já em operação, há outras quatro em fase de construção, todas no Estado de São Paulo, em Valparaíso, Barra Bonita, Morro Agudo e Andradina.
Outras três estão na etapa de projetos, em Caarapó (MS), Tarumã (SP) e outra em local ainda a ser definido. Mais 11 plantas estão no plano da Raízen para totalizar 20 unidades de E2G, com capacidade de produzir 1,6 bilhão de litros por ano.
Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a cerimônia contou com a presença de cinco ministros: Renan Filho (Transportes), Marcio França (Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).
Conheça a maior usina de etanol de 2ª geração do mundo:
Compre Rural com informações do Estadão Conteúdo
Mapa interdita duas fábricas e apreende mais de 11 mil litros de bebidas clandestinas em Tocantins
Operação Destillatio, realizada em Combinado (TO), combateu a produção e a distribuição de bebidas alcoólicas fraudulentas e impróprias para o consumo.
Mapa participa da abertura do Altamira Summit 2025, evento internacional que antecede a COP 30
Encontro reúne representantes de 26 países da América Latina, África, Ásia e Europa e promove cooperação internacional por cadeias produtivas sustentáveis.
Portos têm, até o momento, melhor ano em volume de cargas movimentadas
Entre janeiro e setembro foram 1,04 bilhão de toneladas, 3,25% mais que no mesmo período de 2024 e também o melhor desempenho dessa parcial em toda a série histórica.
Continue Reading Portos têm, até o momento, melhor ano em volume de cargas movimentadas
Polícia mata um dos maiores ladrões de gado de Goiás
Segundo a Polícia Militar, o suspeito era conhecido por sua atuação em crimes patrimoniais e violentos, principalmente em áreas rurais.
Continue Reading Polícia mata um dos maiores ladrões de gado de Goiás
Yara, JDE e Ofi anunciam parceria para descarbonização da produção no Brasil
O projeto será implementado em mais de 20 fazendas no sul da Bahia e Espírito Santo, com duração de duas safras, entre 2025 e 2027.
Continue Reading Yara, JDE e Ofi anunciam parceria para descarbonização da produção no Brasil
Aprosoja MT alerta o Mapa sobre crise hídrica e riscos à produtividade da safra 2025/26 no estado
Ofício encaminhado ao Ministério solicita revisão das estimativas oficiais da safra 25/26 e uma comunicação cautelosa com os dados oficiais.





