
Na manhã do sábado farroupilha de 20 de setembro, a colorada brilhou e largou com o posto de Égua Menor, seguiu com o de Grande Campeã entre as fêmeas.
Abrindo o ciclo das provas morfológicas para a grande final de 2026, a fêmea RE Tinajera-TE (Box 71) conquistou o título de Melhor Exemplar da Passaporte realizada em Ponta Grossa (PR). Na manhã do sábado farroupilha de 20 de setembro, a colorada brilhou e largou com o posto de Égua Menor, seguiu com o de Grande Campeã entre as fêmeas e levou o título para a cidade gaúcha de Rolante, sede da Estância Liberdade. Com ela, segue laureada sua irmã inteira, a zaina RE Uva Malbec-TE (Box 67), com as rosetas de Terceira Melhor entre as fêmeas e a de Potranca Maior, para a alegria em dobro do expositor Evaldo Francisco da Rosa. “Sempre é bom ganhar”, comemorou ao agradecer o empenho do cabanheiro Roberson Daniel Silveira na preparação.
RE Tinajera-TE é filha de Yancamil Cahuel e RE Jeitosa, e já venceu anteriormente como Melhor Exemplar nas Passaportes de Lagoa Vermelha e Goiânia. Há 20 dias, esteve na pista maior da raça: a Arena do Cavalo Crioulo, na final da Morfologia. Para o jurado Pedro Boemo Ferreira, é uma égua extremamente feminina e moderna. “Ela se vendeu em todos os momentos que teve em pista e se comportou como a Grande Campeã. Excelente movimentação, boa paleta, garupa de qualidade, profundidade de tórax e flanco, amplitude de peito, linha superior correta, pescoço leve e cabeça e orelhas de grande qualidade”, detalhou.
Na pista do Centro Agropecuário Municipal Ayrton Berger, Ferreira, que teve ao seu lado, Fernando Guilherme Horst nos julgamentos, destacou que sobrou qualidade na largada no Ciclo de Primavera. “A opção pela égua se dá no mínimo detalhe, mas nada desmerece o cavalo, que é lindíssimo e que nos agrada bastante”, disse o avaliador sobre o Grande Campeão entre os machos: Ramón 261 Doze Braças (Box 51). “Um cavalo de excelente selo racial, muito bem adornado, de ótima cabeça, orelha e pescoço, de muito bom tronco. Um cavalo profundo, amplo, de muito boa garupa, de linha de cima bastante correta, bem estruturado, bem aprumado, com muito bons garrões. Completo e muito equilibrado”, assinalou Ferreira.
O gateado bragado que largou confirmado como Cavalo Adulto na disputa tem AS Malke Vultho como pai e Última Rima do Barulho, como mãe. Do expositor Guilherme Sampaio Pissetti, carrega os títulos de Grande Campeão, Campeão Cavalo Adulto e Melhor Exemplar da Raça na Passaporte de Campo Largo (PR) do ano passado.
Com Tinajera-TE, Ramón 261 Doze Braças e RE Uva Malbec-TE seguem entre os oito primeiros passaporteados para a Final da Morfologia do Cavalo Crioulo, o Reservado de Campeão entre os machos NJE Incrível-TE (Box 49), o Terceiro Melhor, Nochero do Açungui (Box 28), e o Quarto Melhor, Iguaçu del Tierba (Box 44). Entre as fêmeas, compõem a tropilha a Reservada de Campeã, Marconi Tatuagem (Box 79) e a Quarta Melhor, Hija de La Luna de Santa Larissa (Box 73).
Na avaliação do presidente do Núcleo Caminho das Tropas de Criadores de Cavalos Crioulos, Jorge Rosas Demiate Júnior, a alta performance entre os 91 exemplares se explica pela proximidade das datas com as provas finais da Morfologia, realizadas no início do mês em Esteio (RS). “Entendo que essa iniciativa da ABCCC foi muito positiva e importante. Muitos animais importantes estiveram aqui procurando vaga nesse Passaporte, que é o primeiro. Tivemos um número expressivo de animais de nível extraordinário nesta prova que ocorreu dentro da Exposição Multirraças na Semana do Cavalo”, assinalou ao analisar a prova que volta a ser realizada na cidade após dois anos.
A etapa paranaense foi realizada sob responsabilidade técnica do Inspetor Credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Gustavo Arhanitsch. Mais oito Exposições serão realizadas até dezembro de 2025, dentro do ciclo da primavera, passando pelas cidades de Lages (SC), Alegrete (RS), Camaquã (RS), Xangri-lá (RS), Sant’Ana do Livramento (RS), Lajeado (RS), Caxias do Sul (RS) e Brasília (DF).
A Passaporte de Ponta Grossa tem apoio da ABCCC e foi transmitida pelo canal no YouTube da associação. O Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo tem patrocínio da Supra, Vetnil, John Deere e Florestal.
Melhor Exemplar Incentivo
O título de Melhor Exemplar Incentivo ficou com Patron Viejo da Solofino (Box 08), apresentado pelo expositor Hellton Mottin. O potro zaino é filho de Basco Veneno e Linda Monta da Solofino, representando a Cabanha Solofino, de Colombo (PR). Estreando na pista, ele foi conduzido pelo cabanheiro Igor Dirk, que confia em um futuro brilhante nas competições. “Para nós é muito gratificante. É um cavalo em que a gente acredita bastante desde pequeno. É um dos melhores que foi criado lá em casa, e agora ele está se comprovando”, destacou.
VEJA TAMBÉM:
- Empresa oferta crédito com juros a partir de 2% ao ano e prazos de até 20 anos
- CNA debate impactos da investigação comercial dos EUA sobre o Brasil
- Maior obra de dragagem portuária do país é lançada em SC e fortalece mercado logístico
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.