A receita com as vendas externas registra forte queda de 27,1%, refletindo o cenário de preços internacionais mais baixos nesta temporada, segundo dados da Secex.
Apesar da estabilidade no volume exportado de suco de laranja na atual safra 2025/26 (de julho/25 a março/26), quando comparado ao mesmo intervalo da temporada 2024/25, a receita com as vendas externas registra forte queda de 27,1%, refletindo o cenário de preços internacionais mais baixos nesta temporada, segundo dados da Secex.
Segundo o Cepea, o desempenho positivo dos embarques aos Estados Unidos tem sido um dos principais suportes para esse cenário de estabilidade na quantidade, mas não tem sido suficiente para evitar a queda no faturamento – mesmo com o maior volume embarcado ao país norte-americano, a receita apresenta queda de 16,4% na safra, evidenciando a pressão sobre os preços externos. Já os embarques à União Europeia seguem preocupando o setor nacional.
Os envios ao bloco europeu em março somaram 36,9 mil toneladas, com forte avanço de 49,3% frente a fevereiro (24,89 mil toneladas), mas esse ritmo de embarque segue insuficiente para que o escoamento total da safra 2025/26 atinja a mesma quantidade da temporada passada.
Como ponto positivo, pesquisadores do Cepea destacam que os estoques desta safra são compostos por produto de melhor qualidade, diferentemente do observado na temporada anterior, além de os preços estarem mais baixos e de os estoques no bloco aparentemente estarem mais limitados, o que pode favorecer uma retomada das compras da UE ao longo dos próximos meses.
Fonte: Cepea
VEJA TAMBÉM:
- Ministro André de Paula visita Embrapa e reforça prioridade à pesquisa agropecuária
- Líder supremo do Irã diz que gestão do Estreito de Ormuz entrará em nova fase
- Colheita do arroz atinge mais de 68% da área semeada no Rio Grande do Sul
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.