Mato Grosso atingiu recorde histórico no volume de abate bovinos no 1º trimestre, segundo o Imea; Analista técnico do Imac destaca aumento no abate de fêmeas e a expectativa ao longo do ano
O ano de 2024 foi marcado com um aumento significativo no volume de abate de bovinos no 1º Trimestre, em Mato Grosso. Segundo informações do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA) e o relatório elaborado pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o Estado atingiu 1,76 milhão de cabeças de gado, o número representa um aumento de 30,88% em relação ao mesmo período (janeiro, fevereiro, março) em 2023, o que se torna um recorde histórico.
Em janeiro, Mato Grosso registrou 615,14 mil de bovinos abatidos, o maior número neste ano, um crescimento de 29,71% em comparação a janeiro de 2023, que foi 474,24 mil bovinos. Em março, os indicadores marcam a região Oeste do Estado com o maior número de abates, com 116.527, o segundo lugar vem a região Centro-Sul com 92.398 e terceiro a região Norte com 92.206 abates.
De acordo com o Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), alguns dos fatores que contribuíram com esses números positivos para Mato Grosso, se deve às chuvas favoráveis nos últimos meses que levaram ao crescimento dos pastos, fazendo que a nutrição e a saúde do rebanho melhorassem. Além disso, a retenção de vacas, que atualmente estão sendo abatidas, no relatório apontam que as fêmeas foram as principais propulsoras desse crescimento.
“O relatório também evidencia um aumento no abate das fêmeas em quase 10% comparado a janeiro de 2023. Observamos que essas idades dos abates aumentaram para animais com mais de 36 meses” explica o médico analista técnico do Imac, Valdecir Júnior.
Ainda de acordo com o analista técnico, outro fator que contribuiu para abate das fêmeas ser maior em relação a machos, é devido a queda nos preços dos bezerros.
“Segundo o relatório, as são fêmeas de descarte que estão sendo engordadas e abatidas devido até o preço da reposição dos bezerros estarem abaixo. Com isso, não é interessante para o produtor apostar em vender a cria. Então, ele acaba fazendo esses descartes e tem abates dessas fêmeas mais velha”, pontua Valdecir.
O ano iniciou com bons resultados no setor pecuário, tanto o mercado interno quanto o externo estão aquecidos e a expectativa é que esse crescimento seja contínuo.
“Essa projeção desse aumento no primeiro trimestre de 30% nos leva a crer que esse o Estado ainda vai abater mais animais do que ano passado. Mostrando que a projeção, possa ter mais recordes no abate em Mato Grosso”, finaliza Valdecir.
Fonte: IMAC
Mais que desconforto: moscas nos olhos colocam a saúde dos cavalos em risco
Atraídas pela umidade das lágrimas, moscas podem transmitir bactérias e parasitas, transformando um simples incômodo em um problema de saúde ocular.
Continue Reading Mais que desconforto: moscas nos olhos colocam a saúde dos cavalos em risco
Pomar no deserto: como o Peru se tornou gigante mundial das frutas
Em poucas décadas, o Peru se tornou gigante mundial das frutas ao reinventar sua paisagem desértica com tecnologia, irrigação e investimentos massivo — enquanto cresce a tensão sobre o uso da água e o futuro desse modelo.
Continue Reading Pomar no deserto: como o Peru se tornou gigante mundial das frutas
De onde vêm as vacas de milhões? Conheça o criador das vacas mais valiosas do Brasil
Descubra a história de Paulo Marques, o criador das vacas mais valiosas (como a Viatina-19 de R$ 21 mi). Veja como ele uniu gestão e genética para revolucionar o agro
Conheça a maior fazenda oceânica que cria 10.000 toneladas de salmão; vídeo
Com tecnologia inédita da maior fazenda oceânica, estrutura de 385 metros e operação quase autônoma, a Havfarm 1 transforma o mar aberto em um polo produtivo capaz de criar salmão em larga escala, mesmo em mar agitado.
Continue Reading Conheça a maior fazenda oceânica que cria 10.000 toneladas de salmão; vídeo
Crescimento da raça Quarto de Milha no Brasil – mais de 700 mil animais – e seu protagonismo mundial
De raça importada a potência global, o Quarto de Milha consolida números recordes, domina os esportes equestres e coloca a genética brasileira no radar internacional; Trabalho desenvolvido por criadores ajuda a consolidar Brasil como importante criador
Ford Ranger completa 30 anos no Brasil e confirma protagonismo entre as picapes
Da chegada tímida nos anos 1990 à era da conectividade, eletrificação e uso urbano sofisticado, a Ford Ranger ajudou a transformar o mercado brasileiro de picapes médias e se tornou um dos modelos mais emblemáticos do segmento.
Continue Reading Ford Ranger completa 30 anos no Brasil e confirma protagonismo entre as picapes





