Rede LFDA lança três novos manuais técnicos para laboratórios agropecuários

As publicações contemplam as áreas de diagnóstico fitossanitário, organismos geneticamente modificados (OGM) e especiação, além de bioinsumos.

A Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (Rede LFDA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), lançou três novos manuais técnicos na plataforma WikiSDA, com o objetivo de harmonizar e atualizar metodologias analíticas utilizadas pela Rede e por laboratórios credenciados. As publicações contemplam as áreas de diagnóstico fitossanitário, organismos geneticamente modificados (OGM) e especiação, além de bioinsumos.

O Manual da Área de Diagnóstico Fitossanitário estabelece diretrizes metodológicas destinadas a laboratórios oficiais e credenciados. Já o Manual da Área de OGM e Especiação define parâmetros técnicos para seleção e aplicação de metodologias analíticas específicas. O Manual de Metodologias de Bioinsumos, por sua vez, orienta análises em microbiologia agrícola, incluindo fungos micorrízicos arbusculares e outros microrganismos, em conformidade com a Política Nacional de Bioinsumos.

Brasil deve liderar mercado global de bioinsumos até 2030

Segundo o coordenador-geral de Laboratórios Agropecuários, Fabricio Pedrotti, os novos documentos seguem o processo de harmonização previsto pela Portaria SDA/Mapa nº 1.110/2024 e substituem normativos publicados há mais de dez anos. “Os manuais trazem os aspectos que serão observados pela Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários nos controles das amostras da fiscalização. O Manual de Bioinsumos permite o alinhamento entre os desafios das metodologias analíticas e os produtos registrados vinculados à Política Nacional de Bioinsumos”, destacou.

Confira os manuais na íntegra:

Fonte: MAPA

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM