De acordo com a entidade, médias consolidadas confirmam valorização das genéticas Hereford e Braford e fortalecimento do mercado pecuário.
As médias consolidadas dos remates oficiais da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em 2025 apontam aumento nos preços médios praticados nos eventos oficiais da entidade. Os números, conforme a associação, reforçam o papel dos remates oficiais como uma das principais ferramentas de comercialização das raças Hereford e Braford, com base em critérios técnicos e genéticos definidos.
Entre os resultados observados nos remates oficiais de 2025, a raça Hereford apresentou crescimento de 115% na média geral da categoria fêmeas em relação a 2024. A raça Braford também registrou aumento nas médias praticadas, mantendo participação consistente nos resultados dos remates oficiais da entidade conforme o levantamento da ABHB.
De acordo com o gerente Executivo da ABHB, Felipe Azambuja, os remates oficiais oferecem garantias fundamentais ao comprador. “Esses animais passam por um rigoroso processo de avaliação, com regime genealógico aferido e inspeção técnica que assegura tanto os aspectos zootécnicos quanto raciais. Isso traz tranquilidade ao produtor e maior segurança ao mercado comprador”, afirma.
Azambuja destaca ainda o papel da ABHB na ampla divulgação dos remates oficiais, o que amplia o alcance das informações e fortalece o interesse do mercado. “Essa visibilidade é uma contrapartida importante da associação e explica por que, a cada ano, temos mais remates sendo oficializados dentro da entidade”, completa.
O crescimento mais acentuado da raça Hereford, segundo o gerente Executivo, é resultado direto do trabalho conjunto dos criadores e da Comissão da Raça Hereford. Entre as ações estão o aumento do número de animais em exposições, maior participação das cabanhas, provas de eficiência, além da realização da gira internacional da raça, retomada após muitos anos.
Outro fator relevante, para a ABHB, foi a atualização do regulamento de regime genealógico, que passou a permitir a confirmação de fêmeas sem a exigência de prenhez. A medida, conforme a entidade, deve impactar positivamente tanto o volume de registros quanto a valorização comercial dos animais
O vice-presidente de Promoção da Raça Hereford da ABHB, Ricardo Sperotto Terra, avalia que o mercado aquecido da carne tem sido o principal motor do crescimento das vendas, do volume e dos preços da raça Hereford na temporada de primavera de 2025. “O interesse é crescente de novos e tradicionais investidores na pecuária, impulsionado pela menor atratividade de outras atividades do setor primário”, constata.
Segundo Terra, a demanda por carne de alta qualidade, especialmente no mercado internacional, sustenta um ciclo de valorização que já vinha sendo observado também nas feiras de outono. “O avanço da raça Hereford está ligado tanto às vantagens produtivas, como melhor conversão alimentar, temperamento superior, fertilidade e qualidade de carne, quanto ao trabalho estratégico da ABHB”, ressalta.
A avaliação é que o engajamento dos criadores resultou em aumento expressivo de registros, maior adesão a programas de carne e melhoramento genético, crescimento nas exposições oficiais, inclusive de elite, e valorização dos remates. “O cenário é de forte otimismo e indica que a representatividade da raça Hereford deve seguir em expansão ao longo da próxima década”, projeta.
Já a raça Braford, no entendimento da ABHB, segue consolidada como uma das principais do mercado, especialmente no Rio Grande do Sul, com expansão consistente em Santa Catarina e no Paraná. “A Braford é reflexo do mesmo trabalho estruturado da associação, com forte presença em exposições, crescimento no número de criadores e novos associados, além do bom momento da raça no cenário nacional e internacional”, ressalta Azambuja.
Para a Associação, os resultados de 2025 reforçam que o crescimento das raças Hereford e Braford está diretamente ligado ao fortalecimento da ABHB como um todo. “Quando a entidade cresce, os setores crescem juntos: técnico, promocional e comercial. E os números dos remates oficiais mostram exatamente isso”, conclui Azambuja.
VEJA TAMBÉM:
- Exportação de carne bovina atinge recorde em janeiro, aponta Abiec
- Novo painel do Zarc moderniza consulta às janelas de plantio e reforça gestão de riscos na agricultura
- São Paulo registra primeira ocorrência da praga Caruru-palmeri em seu território
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.