
Medida de Trump impõe tarifa de 50% sobre carne bovina brasileira, e setor de restaurantes dos EUA prevê aumento nos preços de itens populares do cardápio.
A Associação Nacional de Restaurantes dos Estados Unidos (NRA, na sigla em inglês) alertou, por meio de uma carta enviada ao governo do presidente Donald Trump, que a imposição de tarifas sobre produtos brasileiros deve encarecer itens como hambúrgueres, tacos e outros pratos à base de carne bovina.
No documento, o vice-presidente executivo de Relações Públicas da entidade, Sean Kennedy, afirmou que os estabelecimentos do setor podem ser fortemente impactados caso os Estados Unidos não firmem acordos comerciais individualizados, citando especificamente o Brasil.
Segundo Kennedy, a tarifa sobre a carne brasileira tende a reduzir a oferta do produto no mercado americano e a pressionar os preços em cardápios de diversos restaurantes.
Inflação no setor
A NRA também destacou que os restaurantes já enfrentam uma elevação de 40% nos custos com alimentos nos últimos cinco anos.
“Concordamos que os déficits comerciais precisam ser equilibrados, mas como os alimentos e bebidas não são responsáveis por grande parte desse desequilíbrio, esperamos que esses produtos possam ser isentados”, escreveu Kennedy ao representante de comércio dos EUA, Jamieson Greer.
Nova tarifa e impacto no Brasil
A medida adotada pelo governo Trump, formalizada em ordem executiva no dia 30, estabelece uma tarifa de 50% sobre diversos produtos brasileiros. A lista de isenções inclui cerca de 700 itens, mas poucos alimentos foram poupados. O suco de laranja escapou da sobretaxa, enquanto carne bovina, café e pescados passarão a ser tarifados a partir de 6 de agosto.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes Industrializadas (Abiec), a medida poderá afetar diretamente cerca de 200 mil toneladas de carne bovina que estavam previstas para exportação aos Estados Unidos no segundo semestre.
VEJA TAMBÉM:
- Cotações do milho voltam a recuar
- Governo de Goiás prorroga inscrições para o Programa de Melhoramento Genético Bovino voltado à Agricultura Familiar
- Conacarne reúne especialistas para debater o futuro da carne bovina
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.