Previsão do tempo alerta: saiba em quais regiões o fim de semana terá chuva forte, risco de temporais e ventania. Veja os detalhes na Climatempo.
A estabilidade atmosférica dá lugar a um cenário de alerta para o produtor rural: a previsão indica que o fim de semana terá chuva forte em polos estratégicos da agricultura nacional. Segundo dados meteorológicos recentes da Climatempo, a combinação de calor com novas áreas de instabilidade eleva o risco de tempestades severas, rajadas de vento e queda na umidade do ar em diversas localidades, exigindo monitoramento constante das lavouras.
Confira abaixo o detalhamento regional e saiba onde o tempo abre e onde o fim de semana terá chuva forte.
Sul: Domingo com alerta de tempestades
Para quem está na Região Sul, a sexta-feira ainda será de tempo firme e aproveitável na maioria das áreas, com sol e temperaturas em elevação. Apenas o leste e norte do Paraná podem registrar chuviscos isolados. No entanto, moradores do interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina devem ter cuidado com a baixa umidade do ar (entre 21% e 30%) e ventos que podem chegar a 50 km/h no litoral.
O cenário muda progressivamente. No sábado, chuvas leves atingem o litoral catarinense e paranaense. Mas a atenção maior é para o domingo: a instabilidade aumenta consideravelmente e o fim de semana terá chuva forte já pela manhã no território gaúcho, avançando com risco de temporais para Santa Catarina e Paraná ao longo do dia.
Sudeste: Fim de semana terá chuva forte em SP e RJ
No Sudeste, o tempo permanece instável. A sexta-feira já começa com precipitações moderadas a fortes em grande parte de São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais e Espírito Santo. Há risco de temporais isolados, especialmente no interior paulista e na Zona da Mata Mineira. Mesmo com o calor gradativo, rajadas de vento podem causar transtornos em áreas de São Paulo.
No sábado, embora a chuva diminua em partes de Minas, a previsão reforça que o fim de semana terá chuva forte e pontual persistindo nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O domingo deve trazer uma trégua nos volumes mais intensos, mas o tempo segue úmido, com aberturas de sol possíveis apenas no interior de SP.
Centro-Oeste: Calor e pancadas de verão
O calor continua intenso no Centro-Oeste, favorecendo a formação de nuvens carregadas típicas da estação. A sexta-feira traz chuvas intensas para Goiás, Mato Grosso e partes do Mato Grosso do Sul, com alertas para temporais localizados. No sul de MS, o sol ainda predomina com ventania.
Quem tem planos para o sábado deve se prevenir, pois os volumes de água devem ser elevados, principalmente no oeste de Mato Grosso. A tendência se mantém e o fim de semana terá chuva forte ganhando força no domingo, elevando o risco de tempestades severas em Goiás e no norte de Mato Grosso do Sul.
Norte e Nordeste: Contraste entre sol e chuvas intensas
No Nordeste, a situação varia bastante. Enquanto grande parte da Bahia e o interior da região seguem com tempo firme e quente, o Maranhão e o Piauí estão em alerta. O fim de semana terá chuva forte nessas áreas, com destaque para o sudoeste maranhense, que tem perigo de acumulados excessivos de água.
Já na Região Norte, o tempo segue bastante instável. Estados como Pará, Tocantins, Amazonas e Rondônia têm previsão de chuvas volumosas durante todo o período. A exceção fica por conta de Roraima, onde o domingo deve ser de tempo mais firme e abafado.
VEJA MAIS:
- Vale a pena misturar milho moído na silagem? Confira as melhores dicas
- Maior fábrica de celulose do mundo é erguida com investimento de US$ 4,6 bilhões em 2025
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.