
A partir do próximo dia 16 de dezembro de 2024, Roberto Perosa será oficialmente empossado como presidente da entidade. Ele assume o cargo de Antônio Jorge Camardelli, que esteve à frente da associação por mais de 14 anos
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) anunciou uma importante transição de liderança. A partir do próximo dia 16 de dezembro de 2024, Roberto Perosa será oficialmente empossado como presidente da entidade. Ele assume o cargo de Antônio Jorge Camardelli, que esteve à frente da associação por mais de 14 anos, consolidando-a como uma referência global no mercado de carne bovina.
Embora a posse aconteça em dezembro, Perosa assumirá suas funções de forma plena somente em 6 de janeiro de 2025.
Uma liderança estratégica em um momento decisivo
Roberto Perosa, com formação em Direito, chega à Abiec com uma ampla bagagem profissional. Ele foi Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) até outubro deste ano. Sua atuação incluiu a coordenação de discussões agrícolas no G20, além de experiências em negociações globais que ampliaram a visibilidade do Brasil como protagonista no setor agropecuário.
Ao longo de sua carreira, Perosa também foi CEO da Organização das Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), cargo que agregou ainda mais experiência em gestão e liderança no agronegócio.
“A expertise adquirida em negociações internacionais será crucial para ampliar as oportunidades do setor e consolidar a imagem da carne bovina brasileira no mundo”, destacou o comunicado oficial da Abiec.
Camardelli e seu legado na Abiec
Antônio Jorge Camardelli, que deixa o cargo, é veterinário de formação e teve uma longa trajetória no setor, com passagens por empresas frigoríficas e pelo próprio Mapa. Durante sua gestão, a Abiec alcançou marcos históricos:
- Representação de 98% das exportações de carne bovina do Brasil, um setor que movimenta cifras bilionárias.
- Recordes no comércio exterior, como os quase US$ 13 bilhões em exportações de carne bovina em 2024, totalizando mais de 2,8 milhões de toneladas.
Em um discurso de despedida no evento Prêmio Apex Brasil: Melhores dos Negócios Internacionais 2024, onde foi reconhecido como Personalidade Exportadora do Ano, Camardelli agradeceu à cadeia produtiva e desejou sucesso ao sucessor.
“Esse é o trabalho de toda a cadeia produtiva. Aos meus colegas, o meu muito obrigado, e ao meu sucessor, Roberto Perosa, toda a sorte do mundo”, declarou.
O futuro sob nova liderança
Com a presidência de Roberto Perosa, a Abiec reforça seu compromisso com a sustentabilidade, competitividade e inovação. A entidade, que representa 97% das exportações de carne bovina do Brasil, planeja continuar expandindo mercados internacionais e promovendo a qualidade do produto brasileiro.
A transição também reflete a capacidade de adaptação da Abiec às novas demandas globais, em um cenário de desafios e oportunidades para o agronegócio. A expectativa é que, sob a nova liderança, a associação mantenha sua posição de vanguarda no setor.
Sobre a Abiec
Fundada em 1979, a Abiec é a principal entidade representativa das indústrias exportadoras de carne bovina do Brasil. Além de promover a carne nacional no exterior, a associação desempenha um papel fundamental na defesa da competitividade e na busca por práticas sustentáveis no setor.
Com a nova gestão, espera-se que a carne bovina brasileira continue conquistando mercados internacionais, reforçando a imagem do Brasil como líder global no setor de proteínas animais.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
ANC tem expectativa positiva para inscrições de animais na 48ª Expointer
As inscrições vão até 29 de julho e devem ser feitas no site da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares.
Continue Reading ANC tem expectativa positiva para inscrições de animais na 48ª Expointer
Apartação: quando o cavalo pensa como o boi e transforma o trabalho em espetáculo
Com raízes nas fazendas do Velho Oeste, a apartação evoluiu de uma necessidade do campo para uma das modalidades equestres mais fascinantes do mundo. No Brasil, a paixão cresce com provas emocionantes, genética apurada e vaqueiros de alta performance.
Continue Reading Apartação: quando o cavalo pensa como o boi e transforma o trabalho em espetáculo
ANP: etanol é mais competitivo em relação à gasolina em seis Estados
Executivos do setor observam que o etanol pode ser competitivo mesmo com paridade maior do que 70%, a depender do veículo em que o biocombustível é utilizado.
Continue Reading ANP: etanol é mais competitivo em relação à gasolina em seis Estados
Bolsa atinge menor nível em três meses com receio de ofensiva de Trump
O receio de que o presidente estadunidense, Donald Trump, intensifique as retaliações ao Brasil fez a bolsa fechar no menor nível em quase três meses.
Continue Reading Bolsa atinge menor nível em três meses com receio de ofensiva de Trump
Conexão Delta G amplia oferta de touros em leilões e presença nas centrais de inseminação
Associados da entidade comercializam cerca de dois mil animais em 2024 e mantém mais de 25 touros nas principais centrais do país.
Beleza Láctea: Linha Milk da Laikou
A marca asiática Laikou, conhecida por suas fórmulas acessíveis e embalagens minimalistas, apostou exatamente nisso com a linha Milk, que promete clareamento, hidratação e nutrição profunda da pele