
Rússia ataca rota vital de exportação de grãos na Ucrânia; “A Rússia está tentando bloquear totalmente a exportação de nossos grãos e fazer o mundo morrer de fome”, diz Oleh Kiper.
Segundo informações da Reuters, o ataque foi realizado com drones, e resultou em sete pessoas feridas. Na semana passada, a ofensiva russa teve como alvo principalmente os portos marítimos de Odesa, mas agora foi ampliada para o transporte fluvial. A Rússia destruiu armazéns de grãos ucranianos no rio Danúbio em um ataque de drones na segunda-feira, visando uma rota de exportação vital para Kiev em uma campanha aérea em expansão que Moscou começou na semana passada depois de sair do acordo de grãos do Mar Negro.
Os ataques da semana passada atingiram principalmente os portos marítimos de Odesa, mas os ataques antes do amanhecer de segunda-feira atingiram a infraestrutura ao longo do Danúbio, uma rota de exportação cuja importância cresceu desde o fim do acordo que permitia o trânsito de grãos ucranianos pelo Mar Negro. “Os terroristas russos atacaram novamente a região de Odesa durante a noite. A infraestrutura portuária no rio Danúbio é o alvo desta vez”, escreveu o governador regional Oleh Kiper no aplicativo de mensagens Telegram.
“Os terroristas russos atacaram novamente a região de Odesa durante a noite. A infraestrutura portuária no rio Danúbio é o alvo desta vez”, escreveu o governador regional Oleh Kiper, no aplicativo de mensagens Telegram.
Os contratos futuros globais de trigo e milho subiram acentuadamente devido aos temores de que ataques russos e mais combates, incluindo um ataque noturno de drones em Moscou, possam ameaçar as exportações e o transporte de grãos. O site de notícias Reni-Odesa citou uma autoridade local dizendo que três armazéns de grãos foram destruídos na cidade portuária de Reni, no Danúbio, durante um ataque de drones.
Imagens de vídeo obtidas e verificadas pela Reuters mostraram um homem xingando em descrença em vários armazéns de grãos danificados em Reni, um importante centro de transporte através do Danúbio para a OTAN e a Romênia, membro da União Europeia. “Esta recente escalada representa sérios riscos para a segurança no Mar Negro”, disse o presidente romeno Klaus Iohannis no Twitter, chamando a atenção para a proximidade do ataque à fronteira da Romênia.
Desde a invasão em grande escala da Rússia em fevereiro de 2022, a Ucrânia expandiu as exportações de grãos via UE para cerca de 1 milhão de toneladas por mês, com grandes volumes sendo exportados de portos romenos e ao longo do Danúbio. “Nos últimos meses, a Rússia não atacou a infraestrutura de grãos terrestres e fluviais da Ucrânia”, disse um trader (investidor do mercado financeiro) europeu. “Qualquer interrupção desse tráfego pode afetar rapidamente o abastecimento internacional de grãos“.
Um comerciante francês chamou isso de “grande desenvolvimento e um grande golpe” para as exportações ucranianas, acrescentando: “Sem o corredor do Mar Negro e agora com ataques a rotas alternativas, será difícil levar os grãos ucranianos para fora do país”.
Kiper disse: “A Rússia está tentando bloquear totalmente a exportação de nossos grãos e fazer o mundo morrer de fome.”
‘TERRORISMO ALIMENTAR’
Autoridades ucranianas deram poucos detalhes, mas a polícia disse que armazéns que armazenavam safras de grãos foram atingidos junto com tanques para armazenar outros tipos de carga, causando um incêndio. Sete pessoas ficaram feridas e uma delas está em estado crítico, disse Kiper.
A polícia publicou fotos mostrando as instalações danificadas, e contêineres marcados com o logotipo do Grupo Maersk podem ser vistos em uma das imagens. Alguns meios de comunicação ucranianos relataram explosões durante a noite na área de Izmail, outro importante porto ucraniano do Danúbio, mas não houve relatos concretos de danos.
“Ela (a Rússia) tenta extrair concessões mantendo 400 milhões de pessoas como reféns”, escreveu o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, no Twitter. “Peço a todas as nações, particularmente aquelas na África e na Ásia que são mais afetadas pelo aumento dos preços dos alimentos, para montar uma resposta global unida ao terrorismo alimentar.”

Compre Rural com informações de Olena Harmash e Tom Balmforth, da Reuters
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Bem-estar animal no confinamento: tendência de mercado ou necessidade econômica?
O bem-estar animal no confinamento não é custo, é investimento com retorno direto
Continue Reading Bem-estar animal no confinamento: tendência de mercado ou necessidade econômica?
Como os incas criaram uma revolução agrícola séculos antes da tecnologia moderna
Construídos em encostas íngremes da Cordilheira dos Andes, essas estruturas permitiram o cultivo em altitudes superiores a 3.500 metros, enfrentando desafios como erosão, variação extrema de temperatura e escassez de água
Continue Reading Como os incas criaram uma revolução agrícola séculos antes da tecnologia moderna
Embrapa participa da elaboração e entrega da carta da comunidade científica da Amazônia ao presidente da COP 30
A comunidade científica amazônica reforça a importância de reconhecer o potencial da região como parte da solução para a crise climática, cobrando compromissos concretos na COP30.
Segredos de como produzir leite de cabra de forma eficiente e lucrativa
Os segredos da produção eficiente de leite de cabra estão na soma de fatores: genética, nutrição, manejo, tecnologia e visão de mercado
Continue Reading Segredos de como produzir leite de cabra de forma eficiente e lucrativa
Temperos, ervas frescas e hortaliças podem ser cultivados em alto-mar?
A horta hidropônica permite uma produção eficiente mesmo em ambientes com espaço e condições limitadas, fornecendo hortaliças frescas e nutritivas
Continue Reading Temperos, ervas frescas e hortaliças podem ser cultivados em alto-mar?
Tradição em risco: especialista alerta para cuidados essenciais com cavalos nas cavalgadas após caso de maus-tratos no Vale do Paraíba
Para o médico-veterinário Dr. Leonardo Garbois, especialista em terapias integrativas para cavalos, a resposta está no equilíbrio entre respeito à tradição e responsabilidade com o bem-estar animal