Safra 2025: cafés recebidos pela Coopercam surpreendem pela qualidade

Nos últimos anos, o mercado de café tem enfrentado significativas adversidades decorrentes das alterações climáticas, bem como de fatores geopolíticos e econômicos

As variações extremas de temperatura, a ocorrência de secas prolongadas, geadas e chuvas irregulares têm comprometido tanto a produtividade quanto a qualidade dos grãos, exigindo dos produtores a adoção de estratégias adaptativas.

Nesse contexto, destaca-se a agricultura regenerativa como alternativa sustentável, fundamentada em práticas que promovem a conservação do solo e da biodiversidade, como o uso de plantas de cobertura, variedades genéticas resistentes a pragas e doenças, adubação orgânica e insumos biológicos.

Na região de atuação da Coopercam, além dessas técnicas, observa-se a incorporação de tecnologias agrícolas modernas, como sistemas de irrigação automatizados, agricultura de precisão, construção de fertilidade nos perfis de solos mais profundos, entre outras. Essas ferramentas permitem maior precisão no manejo das lavouras, otimização do uso de recursos naturais e aumento da resiliência produtiva diante das mudanças climáticas globais.

Os resultados desses investimentos alternativos puderam ser sentidos nesta safra. De acordo com o coordenador de classificação de cafés da Coopercam, Jeferson Salgado, “nossos armazéns receberam grãos com qualidade excepcional. Selecionamos cafés com atributos sensoriais extraordinários. Com certeza, esses grãos são frutos de uma nova visão de nossos cooperados.”

Neste sentido, a Coopercam tem realizado um trabalho de incentivo junto aos cooperados justamente para que novas práticas sejam utilizadas nas lavouras. “O nosso papel, como cooperativa de café, é auxiliar nossos associados a alcançar produtividade e qualidade com suas lavouras. Os resultados positivos apresentados nesta safra mostram que vale a pena investir em alternativas diferenciadas para driblar as adversidades”, conclui Salgado.

Concurso de Qualidade de Cafés

Para valorizar a produção de grãos de qualidade dos seus cooperados, a Coopercam realiza, este ano, a oitava edição do Concurso de Qualidade de Cafés. Em 2025, a cerimônia de premiação será realizada no dia 25 de novembro, quando serão conhecidos os melhores grãos da safra 2025, que serão premiados em duas categorias: natural e cereja descascado.

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM