São Paulo será palco do 1º Simpósio Internacional de Azeite de Oliva no Brasil, com a jornada “Azeite e Saúde”

O mercado brasileiro aposta no azeite de oliva como aliado da saúde e da gastronomia moderna: o país importa 721 milhões de euros do restante do mundo.

A capital gastronômica do Brasil terá aroma de Oliva. No dia 12 de novembro, na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) de São Paulo, o Olive Oil World Congress (OOWC), com a colaboração da Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira (OLIVA) e da Casa do Azeite, e patrocínio da Interprofesional do Azeite de Oliva da Espanha, Gallo e Filippo Berio, organiza o simpósio “Azeite e Saúde”, um evento que reunirá referências internacionais para conectar evidências científicas, qualidade e culinária. Os interessados em se inscrever podem fazê-lo por meio deste link: Azeite e saúde no Brasil

E por que agora e aqui? Porque o azeite de oliva não é apenas um ingrediente: é saúde e prazer.

As evidências científicas o associam a benefícios cardiovasculares, metabólicos e anti-inflamatórios, e, na culinária, o produto realça os sabores e multiplica as técnicas pela sua versatilidade. Por isso azeite de Oliva se mostra aliado da saúde e da gastronomia moderna — e o mercado brasileiro acompanha: o país importa 721 milhões de euros, sendo 588 milhões provenientes da UE-27. Portanto, São Paulo/SP é o lugar ideal para falar de ciência, qualidade e consumo responsável, além de aproximar profissionais e consumidores de experiências sensoriais que inspiram melhores hábitos.

Drones estão redesenhando a agricultura mundial

Programa

Rita Bassi (presidente da OLIVA) fará a abertura que contará com a presença de Autoridades Representantes governamentais. Com uma visão global, Jaime Lillo, diretor executivo do COI, apresentará “O azeite de oliva no mundo atual”. Em seguida, o Dr. Miguel Ángel Martínez (Universidade de Harvard, EUA) exporá as mais recentes evidências sobre a dieta mediterrânea e a saúde.

O programa continuará com uma mesa-redonda, tendo como moderadora Rita Bassi (presidente da OLIVA), para analisar os impactos do consumo de azeite de Oliva no ser humano, com a participação do Dr. Andrea Romanos (Harvard, EUA), do Dr. Ramón Estruch (Universidade de Barcelona), do Dr. Áureo Augusto Delgado (gastroenterologista, Brasil) e de Mariana Del Bosco (nutricionista, ABESO).

Também será apresentado o OOWC 2026, conduzido por Ricardo Migueláñez. Aprofundando sobre a qualidade e autenticidade do produto: Teresa Pérez (Interprofesional do Azeite de Oliva, Espanha) ajudará a interpretar as características físicas, químicas e sensoriais; Mariana Matos (Casa do Azeite, Portugal) explicará os fatores que determinam a excelência “da azeitona à garrafa”; e o chef e comunicador Beto Almeida mostrará a versatilidade do azeite de oliva na culinária brasileira. A jornada será encerrada com um debate aberto e uma degustação para conhecer de perto diferentes azeites e produtos elaborados com eles.

Para os profissionais de saúde, nutrição, gastronomia, varejo, atacado, distribuidores, foodservice, comunicação — ou simplesmente é apaixonado por azeite de Oliva —, reserve sua vaga agora por meio deste link e junte-se a nós em São Paulo para viver um dia dedicado à ciência, à qualidade e ao sabor.

O OOWC conta com o apoio e a colaboração de instituições e empresas de destaque, entre elas o Conselho Oleícola Internacional (COI), o Ministério da Agricultura e do Mar de Portugal, CIHEAM Zaragoza, a Fundação Dieta Mediterrânea, o Governo de Castilla-La Mancha — por meio de Campo y Alma —, SOM Gastronomia da Generalitat da Catalunya, o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação por meio de Alimentos da Espanha, o Instituto Madrilenho de Pesquisa e Desenvolvimento Rural, Agrário e Alimentar (IMIDRA), bem como o AgroBank, GEA, a Interprofissional do Azeite de Oliva Espanhol, Gallo e Filippo Berio.

Desde o OOWC, convidamos todas as empresas e instituições interessadas em fazer parte deste projeto colaborativo a explorar as modalidades de cooperação e patrocínio, disponibilizando todas as informações necessárias por meio da Secretaria Técnica do OOWC, pelo telefone 917217929 ou enviando um e-mail para o endereço info@oliveoilwc.com.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM