 
        Novo caminhão surpreendente da Scania possui tecnologia brasileira, é movido a gás e tem autonomia para 900 quilômetros; O novo caminhão conta com uma tecnologia exclusiva feita em solo brasileiro e autonomia surpreendente.
A Scania, empresa líder na transição para um setor de transportes mais sustentável, acaba de anunciar o lançamento de um projeto de tecnologia pioneiro no Brasil: o Scania X-gas, o primeiro caminhão do país com autonomia de 900 km movido a gás natural veicular e/ou biometano. O lançamento estará disponível no último trimestre de 2023 e se junta aos outros modelos comercializados pela empresa desde 2019, integrando a estratégia da marca que visa a descarbonização da frota.
Além disso, a empresa também confirmou que em 2024 será introduzida mais uma opção de tecnologia para a família de veículos a gás: o motor de 460 cavalos de potência. A empresa também confirmou que ao longo de 2024 será lançada mais uma opção para a família a gás: o motor de 460 cavalos de potência, de acordo com o site PetroNotícias.
Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, destacou que a tecnologia do Scania X-gas é motivo de orgulho para a engenharia brasileira da marca e um projeto que pretende mudar o perfil do transporte para torná-lo mais sustentável no país.
“Já estamos fazendo sucesso com os modelos de 410cv a gás, vendidos desde 2019. A partir do último trimestre do ano, este novo modelo com tecnologia já poderá ser vendido, seguindo todas as normativas de homologação. Mas, a partir de agora já podemos receber encomendas”, afirmou.
O novo caminhão da Scania
O Scania X-gas é um modelo G 410 8×2 com chassi rígido, o motor possui 410 cv, sendo o mais potente da categoria 8×2. O entre eixos é de 6,95 metros. Para proporcionar os 900 km de autonomia foram acomodados ao longo das laterais 16 cilindros de gás (oito de cada lado). Metade deles tem capacidade para 118 litros, já a outra parte pode armazenar 95 litros, o que resulta em mais de 406 metros cúbicos de gás, o que possibilita ao veículo percorrer cerca de 900 km.
O caminhão tem capacidade para transportar até 30 pallets, obedecendo às leis vigentes, com implementos do tipo Romeu e Julieta (caminhão trucado (6×2) mais um reboque) – com capacidade de até 56 toneladas – ou na configuração de rodas 8×2 com 29 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC).

Gallao também ressaltou que desde o lançamento da linha movida com a tecnologia de gás, a empresa tem ouvido pedidos dos clientes por uma opção com maior autonomia. “Está chegando este momento. Eles ainda pediam uma solução nessas características para poder operar em rotas mais longas e ganhar maior flexibilidade no abastecimento, já que o fornecimento do gás está avançando a cada ano. A cadeia do biometano, combustível 100% sustentável, também está se expandindo, embora em passos mais curtos. A Scania é quem começou a puxar esta tendência, e segue protagonista desde 2014, atraindo cada vez mais parcerias com clientes, embarcadores, poder público, distribuidores e produtores de gás e biometano”, declarou.

Vídeo mostra a Scania X-gas
Transportes mais sustentáveis
A Scania está empenhada em liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável e com mais tecnologia. Segundo a empresa, os veículos elétricos são o futuro, mas a passagem do modal diesel deve contar com a solução a gás como intermediária, seguindo o exemplo da Europa.
No Brasil, a Scania é pioneira na introdução de caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) ou liquefeito (GNL) e/ou biometano, e já vendeu 750 modelos desde 2019. Os motores já são Euro 6 desde a chegada da Nova Geração ao país, em 2018.
Os caminhões Scania movidos a gás possuem motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis), são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos, não sendo convertidos do diesel para o gás. Eles possuem garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente, oferecendo força semelhante ao diesel.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Produtores de leite estão à beira do colapso no Brasil
Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, afirma que importações desleais de leite em pó estão levando milhares de produtores à falência e cobra ação urgente do governo federal
Continue Reading Produtores de leite estão à beira do colapso no Brasil
Café brasileiro em rota de colapso com ciclo de autossabotagem ambiental
Desmatamento reduz chuvas e ameaça o café brasileiro. Relatório mostra que, sem floresta, o agro colhe prejuízo. Café pode ser o primeiro colapso climático visível do agro nacional.
Continue Reading Café brasileiro em rota de colapso com ciclo de autossabotagem ambiental
Inpasa inicia construção de mega biorrefinaria em Rio Verde
Mega biorrefinaria da Inpasa consolida Goiás como potência nacional em energia limpa; Com investimento de R$ 2,4 bilhões, a nova unidade da maior produtora de etanol de grãos do país deve gerar milhares de emprego
Continue Reading Inpasa inicia construção de mega biorrefinaria em Rio Verde
Seagri defende criação de câmara de conciliação para produtores de leite durante evento em Barreiras
O evento reuniu representantes da cadeia produtiva do leite da região e foi realizado nesta quarta-feira (29), em Barreiras, com o apoio da Seagri.
Uso indiscriminado de antimicrobianos na suinocultura brasileira ameaça saúde pública global, aponta relatório inédito da Alianima
Com 73% dos antimicrobianos do mundo destinados a animais e 27% a humanos, a pecuária intensiva torna-se grande responsável pela aceleração da resistência bacteriana.
Brasil cria 213 mil postos de trabalho em setembro, aponta Caged
A criação de empregos caiu 15,6% em relação a setembro do ano passado, pressionada pelos juros altos e pela desaceleração da economia.
Continue Reading Brasil cria 213 mil postos de trabalho em setembro, aponta Caged
 
			 
				






