A 13ª edição da Semana Internacional do Café (SIC) destacou sustentabilidade, inovação e o protagonismo das origens produtoras de café em Minas Gerais e na Amazônia
O segundo dia da 13ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), um dos maiores e mais importantes eventos do mercado cafeeiro do Brasil e do mundo, aconteceu nesta quinta-feira (6), no Expominas, em Belo Horizonte. Com o tema principal “Café em Transformação – Inovação, Sustentabilidade e Oferta do Mercado Global”, o evento convidou o setor a refletir sobre os desafios e oportunidades que moldam o futuro da cafeicultura.
“O segundo dia da SIC foi bastante intenso, com uma visitação acima do esperado. Tivemos debates profundos sobre cafeicultura sustentável, muitas trocas diretas com os produtores e uma série de iniciativas positivas que reforçam o ecossistema do café brasileiro”, afirmou Caio Alonso Fontes, sócio-diretor da Espresso&CO, uma das realizadoras do evento.
Sustentabilidade e governança
Logo pela manhã, no Grande Auditório Robério Oliveira Silva, aconteceu o Seminário Sustentabilidade na Cafeicultura, promovido pelo Sebrae e Sicoob. O painel discutiu o papel das governanças na sustentabilidade do setor, apresentando exemplos de regiões produtoras como Cerrado Mineiro e Mantiqueira de Minas, que vêm avançando no tema com o fortalecimento de suas lideranças.
“O Sebrae atua para fortalecer a gestão dos pequenos negócios do café, tanto no pilar econômico, por meio do Educampo, quanto no social e ambiental. Uma das iniciativas de impacto no pilar ambiental é o apoio aos produtores na obtenção de certificações internacionais, como a Rainforest e a Regenagri”, destacou Priscilla Lins, gerente de Agronegócios do Sebrae Minas.
Reconhecimento aos produtores
Ainda no auditório, aconteceu a Premiação do 9º Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café+Forte, iniciativa do Sistema Faemg Senar. “Recebemos mais de 2.500 amostras e contamos com a participação de mais de 5 mil produtores atendidos pelo Programa ATeG. Hoje reconhecemos aqueles que se dedicam à qualidade e à inovação, com premiações em todas as regiões de Minas Gerais”, comentou Celso Furtado Júnior, superintendente do Senar Minas.
O evento contou também com o COP na SIC: Robusta, a força sustentável do café na Amazônia, com discussões sobre ciência e evolução dos robustas brasileiros e os lançamentos do livro “Café Canéfora: Ciência, Sabor e Identidade”e do minidocumentário “Robusta Amazônico: Café, Orgulho, Identidade”.
Fórum da Cafeicultura Sustentável
Na Arena SIC, o Fórum da Cafeicultura Sustentável reuniu importantes nomes do setor. As palestras incluíram:
- “Transição para uma cafeicultura regenerativa: custos para o produtor, viabilidade e balanço de carbono”, com Eduardo Sampaio, Vinícius Figueiredo, Bruno Ribeiro, Victor Monseff e Gabriel Dedini;
- “Da terra à transformação: o valor da ESG das cooperativas do café”, com Thiago Machado, José Fidelis, Valdean Teófilo, Simão Pedro e Jacques Fagundes;
- “Gestão no campo: decisão com dados, ação com propósito”, com Leonardo Pedron, do Sebrae MG.
Lançamento da certificação em Agricultura Regenerativa
Um dos momentos mais marcantes do dia foi o lançamento da nova categoria de certificação “Agricultura Regenerativa” dentro do programa Certifica Minas, iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
“Minas reafirma sua vocação de liderança no agro brasileiro ao valorizar quem produz de forma responsável e comprometida com o futuro. Com a certificação em Agricultura Regenerativa, damos mais um passo importante na construção de um modelo produtivo que une inovação, sustentabilidade e valorização do produtor mineiro”, afirmou Thales Fernandes, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.
Inovação, tecnologia e degustações
Enquanto isso, o Cupping & Negócios recebeu as rodadas do Coffee of the Year (Arábica e Canéfora), além de sessões de degustação e avaliação de cafés do Sistema CNA/Senar/Faemg e Cupping Sebrae. As salas de cupping seguem sendo uma vitrine da diversidade e excelência dos grãos brasileiros.
Na Arena Inovação, foram apresentadas soluções para o futuro da cafeicultura, como o uso da Inteligência Artificial aplicada ao beneficiamento do café, denominações de origem no Rio de Janeiro, e cases de sustentabilidade do Espírito Santo. Também houve destaque para a verticalização dos cafés especiais e a experiência Intertorra 2026.
Na Cafeteria Modelo, a conversa “A cena de cafés na América Latina: da produção ao consumo” reuniu Renan Dantas e Charlie Mogollón, mostrando a força da cultura do café em toda a região.
Campeonatos e novas experiências
A programação incluiu ainda os campeonatos Torrefação do Ano Brasil 2025, Blends de Café ABIC, Brasileiro de Barista, Coffee in Good Spirits e Latte Art.
Outra novidade foi o Festival do Café da Semana, nova área voltada à cultura das cafeterias, microtorrefações e coffee lovers. O espaço proporcionará experiências exclusivas para o público consumidor, que terá acesso ao evento no dia 7 de novembro.
Serviço
Evento: 13ª Semana Internacional do Café – SIC
Datas: 5, 6 e 7 de novembro de 2025
Horário: das 10h às 19h
Local: Expominas – Av. Amazonas, 6200, Gameleira, Belo Horizonte (MG)
Site: www.semanainternacionaldocafe.com.br
Instagram: @semanainternacionaldocafe
Contato: contato@semanainternacionaldocafe.com.br
Ingressos:
- Produtor rural: gratuito (Código do Produtor exigido)
- Profissionais do setor: gratuito (CNPJ exigido)
- Visitantes gerais: R$ 150,00 (válido para os três dias)
- Consumidor final: R$ 70,00 (válido apenas para o dia 07/11)
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.