
O selo, lançado pela Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, é iniciativa que estimula o cruzamento de vacas leiteiras das raças Holandês e Jersey com touros Angus; objetivo é gerar carne de alta qualidade com sistema Beef on Dairy.
No final da tarde desta segunda-feira (1º), no espaço Tecno Angus na 48ª Expointer, a Associação Brasileira de Angus e Ultrablack lançou oficialmente o Selo Beef on Dairy, iniciativa que estimula o cruzamento de vacas leiteiras das raças Holandês e Jersey com touros Angus.
O objetivo é gerar carne de alta qualidade, diversificar a renda dos produtores de leite e ampliar a oferta no mercado de cortes premium.
O presidente da Associação, José Paulo Dornelles Cairoli, destacou a importância da certificação e agradeceu o empenho dos parceiros envolvidos no projeto. “Essa já é uma estratégia consolidada em outros países e trouxemos para o Brasil, que possui o maior rebanho comercial do mundo. Nosso projeto é o casamento perfeito entre as raças. O produtor vai se beneficiar e o consumidor terá carne diferenciada. Quem já provou sabe o resultado”, afirmou, em nota.
Para Leandro Hackbart, conselheiro técnico da Associação e da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), o selo nasce de uma demanda do próprio setor. “Nada mais fizemos do que criar parâmetros claros, garantindo transparência e segurança ao produtor de Holandês e Jersey na hora de adquirir genética Angus. Para o consumidor, isso significa confiança e qualidade alimentar”, reforçou.
Já o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pecuária Sul, Fernando Cardoso, explicou que a concessão do selo é baseada em rigorosos critérios técnicos, como peso ao nascer, ganho de peso em diferentes fases de crescimento, área de olho de lombo e conformação de carcaça.
De acordo com o diretor executivo da Associação, Mateus Pivato, o Programa de Melhoramento Genético de Bovinos de Carne (Promebo) já disponibiliza o selo para as centrais de sêmen e criadores que utilizam touros com características que atendem aos padrões exigidos.
Também participaram do lançamento o presidente da ANC, Joaquim Villegas; o representante da Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul (ACGJRS), Vener Ebert Enns; e o presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.