
As primeiras sinalizações são de que os produtores brasileiros deverão optar por cultivar mais soja na próxima temporada. A área e a produção brasileira tendem a vir novamente em patamares recordes.
Os produtores brasileiros de soja deverão cultivar 45,62 milhões de hectares em 2023/24, a maior área da história, crescendo 2,5% sobre o total semeado no ano passado, de 44,52 milhões. A projeção faz parte do levantamento de intenção de plantio de SAFRAS & Mercado. E não para por ai, o país deve ainda alcançar um novo recorde no volume de soja produzida, consequência dos investimento e aumento da área semeada.
Com uma possível elevação de produtividade, de 3.525 quilos para 3.597 quilos por hectare, a produção nacional deve ficar acima da obtida nesta temporada. A previsão inicial é de uma safra de 163,25 milhões de toneladas, 4,5% maior que as 156,15 milhões de toneladas colhidas este ano.
“A produção brasileira de soja poderá alcançar um novo recorde na safra 2023/24. Nossa pesquisa de intenção de plantio aponta para um novo crescimento na área a ser semeada com soja no Brasil na nova temporada. Apesar dos preços bastante pressionados ao longo de 2023, o produtor brasileiro continua demonstrando interesse por abertura de novas áreas e substituição de algumas culturas por soja, a exemplo do que vem acontecendo há alguns anos. A boa rentabilidade da soja frente à outras culturas continua sendo o principal vetor para a expansão da área brasileira, mesmo que na temporada 2022/23 as margens tenham caído”, resume o consultor de SAFRAS & Mercado, Luiz Fernando Gutierrez Roque.
Segundo ele, o produtor brasileiro se mostra esperançoso com os rumos do mercado, ainda mais neste momento de dúvidas relacionadas à nova safra norte-americana, que passa por problemas. “A tendência de custos menores nesta nova temporada devido aos preços mais baixos registrados em alguns insumos, com destaque para os fertilizantes, também encoraja os produtores”, acrescenta.
Dessa forma, a área brasileira de soja deverá crescer em torno de 2,5% na nova temporada. “É importante destacar que o crescimento deve ser um pouco inferior ao que viemos registrando nos últimos anos, visto que boa parte dos produtores ainda trabalha com margens mais apertadas e não querem avançar tanto para novas áreas. De qualquer forma, este novo crescimento da área brasileira deve permitir a colheita de uma safra superior a 160 milhões de toneladas pela primeira vez na história”, estima Roque.
O destaque positivo da primeira estimativa fica com a recuperação esperada para a produção do Rio Grande do Sul, que após dois anos de fortes perdas produtivas derivadas do fenômeno La Niña, tem uma perspectiva mais favorável com a chegada do El Niño. “Apesar disso, a forte descapitalização dos produtores gaúchos deve impedir um maior crescimento da área de soja nesta nova temporada, havendo ainda grandes dúvidas com relação ao tamanho da nova área”, informa o analista.
- Agricultor constrói mini trator funcional para o filho e encanta a internet; vídeo
- Vacas mugem em diferentes sotaques?
- Maior fazenda da América Latina tem 365 janelas, 52 quartos, 12 salões e uma história impressionante
- Conheça a verdadeira história por trás do ditado ‘boi de piranha’
- Gigantes do sertanejo e do Quarto de Milha, Xand Avião e Henrique & Juliano lançam parceria inédita
No Centro-Oeste e no Sudeste, SAFRAS espera novamente por grandes produções, mas neste primeiro momento a expectativa é que se obtenha produtividades médias um pouco mais baixas que as registradas na safra 2022/23, que bateram recordes em vários estados.
O Norte e Nordeste devem ter os maiores aumentos de áreas em termos percentuais, com os produtores avançando sobre a nova fronteira agrícola brasileira. “Apesar disso, é importante lembrar que anos de El Niño ligam um alerta para a região devido a tendência de chuvas abaixo da média”, ressalva.
Fonte: Agência Safras
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Entre sol, mar e tecnologia, o setor salineiro do RN, maior produtor de sal, é motor econômico e cultural — mas arrefece ameaças externas, tarifações e desafios logísticos Nova geração da Fiat Strada adotará plataforma da PSA, design inspirado no Grande Panda e versão híbrida com motor 1.0 turbo; confira as novas projeções para a picape mais vendida Tecnologia transforma grãos em alimento vivo, sustentável e altamente nutritivo, revolucionando a pecuária e reduzindo custos de produção. Continue Reading Forragem hidropônica muda o jogo na pecuária e garante alimentação verde o ano todo Sertanejo aposta em melhoramento genético e anuncia estreia oficial na agenda de leilões durante a Expoinel Mineira 2026 Continue Reading Cantor João Bosco anuncia primeiro leilão Nelore Chora Me Liga Sistemas de baixa pressão e ar polar avançam pelo país, provocando temporais com chuva de 100 mm, queda acentuada nas temperaturas e risco de granizo em várias regiões; veja a previsão do tempo completa Marcelo Tostes lidera movimento que propõe modernização da ABCCMM com foco em tecnologia, gestão eficiente e inclusão de todos os criadores Conheça o maior produtor de sal, um “Império do Sal” que domina 95% da produção nacional
Fiat Strada, picape mais vendida, ficará bem diferente em 2027; veja as novas projeções
Forragem hidropônica muda o jogo na pecuária e garante alimentação verde o ano todo
Cantor João Bosco anuncia primeiro leilão Nelore Chora Me Liga
ALERTA: Frente fria traz chuva de 100 mm e ventos de 70 km/h neste fim de semana; veja previsão
Chapa “Marchador para Todos” é oficialmente registrada e destaca a inovação como pilar de sua campanha