
Conforto térmico garante bem-estar, maior ganho de peso e melhor fertilidade no rebanho
Em regiões tropicais como o Brasil, o calor é um desafio constante para a pecuária. Embora ainda seja visto por alguns como luxo, oferecer sombra e água de qualidade é uma das práticas mais importantes para manter o bem-estar e a produtividade dos bovinos.
Problema
Sem sombra, os animais gastam energia tentando controlar a temperatura corporal, em vez de direcioná-la para o ganho de peso ou produção de leite. O consumo de água também é afetado: em temperaturas elevadas, o gado chega a dobrar a ingestão diária, mas se a água estiver quente ou suja, reduz a ingestão e compromete a saúde.
Consequências
A falta de sombra e água fresca gera estresse térmico, queda no consumo de alimento, menor fertilidade e aumento de doenças. Estudos da Embrapa mostram que em confinamentos, o simples fornecimento de sombra reduz a pegada hídrica e melhora o desempenho nutricional.
Soluções
Em pastagens, a alternativa ideal é o sistema silvipastoril, que associa árvores e forrageiras. Quando não for viável, estruturas como sombrite também cumprem a função. Já a água deve ser oferecida em bebedouros limpos, com boa vazão e protegidos do sol. Em confinamentos, a ventilação e a aspersão de água ajudam a reduzir o calor. Investir em conforto térmico não só melhora o bem-estar, como traz retorno direto em produtividade e fertilidade.
VEJA MAIS:
- Aplicativo para celular ajuda produtor a aprimorar a irrigação de macieiras
- Tecnologia embarcada ganha espaço em transporte do agronegócio
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.