Taxação dos EUA leva frigoríficos de Goiás a suspender vendas de carne bovina

Com a aplicação da tarifa de 50% pelo governo norte-americano sobre produtos agropecuários brasileiros, alguns frigoríficos goianos já começaram a suspender o envio de carne para os EUA.

Os Estados Unidos são o segundo principal destino das exportações de carne bovina de Goiás, recebendo 25% dos embarques, ficando atrás apenas da China.

Segundo comunicado da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), com a aplicação da tarifa de 50% pelo governo norte-americano sobre produtos agropecuários brasileiros, alguns frigoríficos goianos já começaram a suspender o envio de carne para os EUA.

Funrural e Senar: arrecadação supera R$713 milhões com a venda de boi gordo no primeiro trimestre

Para a Seapa, essa medida afeta não só os exportadores diretos, mas também os demais produtores, já que aumenta a oferta em outros mercados e no mercado interno, influenciando os preços até que haja um novo equilíbrio.

A nota também ressalta que, além dos reflexos na exportação de carne, grande parte da produção de grãos é voltada para a alimentação animal, o que pode ser impactado de forma relevante pela taxação.

A Seapa acrescenta que o governo de Goiás tem buscado ampliar parcerias internacionais, como na Missão ao Japão que está em andamento, e manter diálogo com outros países para reduzir possíveis efeitos negativos de medidas como a anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no mercado local.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM