
Embrapa Gado de Corte publica relatório anual de gestão; A Unidade registrou 104 tecnologias geradas e contribuiu com a construção de dez políticas públicas, direta ou indiretamente
Os principais resultados de pesquisa, transferência de tecnologia e gestão da Embrapa Gado de Corte, localizada em Campo Grande (MS), do ano passado estão disponíveis para acesso, gratuitamente.
O Relatório de Destaques é anual, construído com a colaboração de empregados de diversas áreas do Centro de Pesquisa, e ressalta as tecnologias desenvolvidas pela Unidade em parceria com outros Centros e instituições públicas e privadas.
No ano em que a Embrapa completa 50 anos de existência, a Unidade Gado de Corte registrou “104 tecnologias geradas e contribuiu com a construção de dez políticas públicas, direta ou indiretamente. Em nossa Unidade, considerando-se a aplicação de apenas seis das tecnologias geradas (capins Marandu, Massai, Mombaça, Piatã; Sistema de Integração Pecuária-Floresta (IPF) em Mato Grosso do Sul; e Touros Nelore, geneticamente superiores, do Programa Embrapa-Geneplus), apurou-se um impacto da ordem de 14,9 bilhões de reais, representando quase 12% do Balanço Social da Embrapa”, revela Antonio Rosa, chefe-geral da Embrapa Gado de Corte.
Dentre os destaques em P&D, há a disponibilização de sequência completa do genoma de cepa brasileira de Burkholderia mallei em banco de dados internacional, em parceria com o Instituto Biológico de São Paulo e Fiocruz Rio de Janeiro; a vigilância epidemiológica de mormo em equídeos a partir de análise genômica; o uso de forrageiras para a rotação de culturas na produção do milho em sistema de integração lavoura-pecuária no Cerrado brasileiro; a nova marca-conceito Carbono Nativo, que valoriza os sistemas silvipastoris com árvores nativas; o painel de megatendências de pecuária de corte e o protocolo Embrapa + Precoce P14.
Os 44 pesquisadores das áreas de produção animal, sistemas de produção e produção vegetal publicaram 30 artigos em periódicos, capítulos em livros, notas técnicas, resumos em anais e outros documentos.
Mais de 150 resultados de P&D foram entregues, de coleção biológica a cultivar, passando por processos industriais e agropecuários, metodologias técnico-científicas e estudos prospectivos e socioeconômicos.
Em 2022, foram preenchidas 132 vagas em cursos presenciais destinados a agentes multiplicadores e na plataforma e-Campo da Embrapa 2,1 mil pessoas concluíram o curso “Fazendo Certo: A escolha da forrageira”.
As visitas técnicas e instituições e os dias de campo levaram ao Centro de Pesquisa 700 pessoas. Na mídia, os temas pecuária de baixo carbono, economia rural e mercado, e sanidade animal estiveram em evidência, com destaque para o podcast “PodCarnes”, em parceria com o Centro de Inteligência da Carne Bovina e o Portfólio da Embrapa “Carnes”; e a Campanha Carne Brasileira, em vídeos, compartilhados no Youtube.
A equipe de gestão trabalhou ao redor de 70 ações gerenciais de melhoria, assegurando, assim, a entrega de resultados de qualidade à sociedade, a partir da melhor eficiência e eficácia na prestação de serviços.
Para concluir, “em reconhecimento aos nossos trabalhos, tivemos a honra de receber duas premiações: o Tributo ASBIA de Sustentabilidade, concedido pela ASBIA – Associação Brasileira de Inseminação Artificial, e a Homenagem da Revista DBO Rural às pesquisadoras Cacilda Valle e Liana Jank, com o Prêmio “The Best Mind – Grandes mestres da área de pastagens”, celebra Rosa.
Com informações da Embrapa
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Modelo da Toyota Hilux 2026, picape que domina o mercado global terá reestilização profunda, com foco em modernidade, eletrificação e apelo visual esportivo Continue Reading Nova Toyota Hilux 2026 tem design vazado e promete revolução no segmento Custos em disparada e juros elevados corroem lucros da produção de grãos, enquanto pecuária projeta ciclo positivo com insumos mais baratos e demanda aquecida De animal descartado a lenda dos saltos, a trajetória de Snowman é uma das mais comoventes da história equestre. Continue Reading Conheça Snowman, o campeão de 80 dólares que encantou os Estados Unidos no salto Segundo nota divulgada pela pasta na quinta-feira, 3, às 222 mortes de cavalos teriam ocorrido após os animais terem ingerido rações fabricadas pela Nutratta Nutrição Animal Ltda, sediada em Itumbiara (GO). Continue Reading Ministério registra 222 mortes de cavalos com suspeita de ração contaminada Referência internacional em bem-estar animal, o zootecnista Mateus Paranhos deixa legado técnico, ético e científico que transformou o modo como o Brasil trata seus animais de produção Continue Reading Morre Mateus Paranhos, cientista que humanizou a pecuária brasileira As resoluções dos sherpas (negociadores dos países) serão encaminhadas para as lideranças políticas e devem resultar em declarações específicas sobre essas pautas. Continue Reading Brics terá declarações de IA, doenças socialmente determinadas e climaNova Toyota Hilux 2026 tem design vazado e promete revolução no segmento
Fertilizantes em alta e Selic no teto pressionam margens dos grãos; proteína animal deve se beneficiar
Conheça Snowman, o campeão de 80 dólares que encantou os Estados Unidos no salto
Ministério registra 222 mortes de cavalos com suspeita de ração contaminada
Morre Mateus Paranhos, cientista que humanizou a pecuária brasileira
Brics terá declarações de IA, doenças socialmente determinadas e clima