Tecnoshow: Veterinário apresenta alternativa de doma para equinos

Tecnoshow: Veterinário apresenta alternativa de doma para equinos

médico veterinário e domador, Leonardo Feitosa
Foto: Divulgação

A atividade, que demonstra como executar a doma de maneira didática e sem violência, se baseia em técnicas de comunicação, respeito e hierarquia.

O médico veterinário e domador, Leonardo Feitosa, demonstrou nesta quarta-feira, dia 05, na TECNOSHOW COMIGO, um método de doma que tem como princípio a conquista da confiança e o respeito do equino sem uso de violência. Considerada por ele como uma filosofia de vida, a técnica foi aprimorada durante seus 30 anos de experiência.

Segundo o domador, essa forma de doma permite que o animal coopere mais a partir da confiança, aumentando os resultados que teria com uma forma de amansamento diferente. “Será um animal que não terá medo do ser humano e conseguirá trabalhar se sentindo confortável”, explica.

A técnica permite que a aproximação seja feita sem ferramentas, além do cabresto. O veterinário toca em pontos vulneráveis e avança conforme os pequenos gestos de resposta do animal. “Quando abaixa a cabeça, por exemplo, ele demonstra confiança e permite a proximidade”, sinaliza.

Visitante da feira, Dioniel Neves, que já assistiu as demonstrações do veterinário algumas vezes, conta que trabalha na área de doma em uma fazenda e já aplica a técnica em seu trabalho. “Depois que vi ele trabalhar, me aprimorei sem estimular a agressividade, com base na confiança do animal”, conta.

Leonardo, que já apresentou nesta semana, durante a TECNOSHOW COMIGO, a domação de um potro e a primeira cela de um cavalo, apresenta ainda na quinta-feira um minicurso de rédeas e, na sexta-feira, a doma de uma mula, que conforme explica, é um pouco diferente. “Ela tem o extinto de preservação mais aflorado, então será necessário outro método para permitir a aproximação”, conclui.

16ª edição da TECNOSHOW COMIGO
Data: 3 a 7 de abril de 2017 (segunda a sexta-feira)
Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) – Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)

PARTILHAR

Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.