
De acordo com dados da Comex Stat, o volume de suco embarcado totalizou 199,7 mil toneladas em equivalente concentrado.
As exportações brasileiras de suco de laranja na parcial da atual safra 2025/26 (de julho a setembro/25) registram desempenho aquém do observado no mesmo período da temporada passada, apontam pesquisadores do Cepea.
De acordo com dados da Comex Stat, o volume de suco embarcado totalizou 199,7 mil toneladas em equivalente concentrado, queda de 4% frente a igual intervalo do ano anterior, e a receita recuou 15%, para US$ 751,3 milhões.
Segundo pesquisadores do Cepea, a retração no montante recebido por exportadores reflete o enfraquecimento dos preços internacionais, diante da ampliação da oferta global e do comportamento mais cauteloso de compradores, sobretudo os europeus.
O destaque do início da safra, indicam pesquisadores do Cepea, foi a mudança na composição dos destinos. Pela primeira vez em vários anos, os embarques aos Estados Unidos e à União Europeia se igualaram, com aproximadamente 48% de participação cada (em volume).
O avanço de 13% nas vendas ao mercado norte-americano, mesmo com a manutenção da tarifa residual de 10%, evidencia a elevada dependência dos Estados Unidos do suco brasileiro.
Já a União Europeia, tradicional principal destino, mostrou retração de 8%, influenciada pela redução da demanda após os altos preços e problemas de qualidade observados na safra anterior.
Fonte: Cepea
VEJA TAMBÉM:
- BNDES abrirá protocolo sobre crédito para renegociação de dívidas rurais
- Unica: Centro-Sul processa 40,855 milhões de t de cana na 2ª quinzena de setembro
- Imea: custo de produção da soja na safra 2025/26 cai 1,96%
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.