Tensão EUA x Irã: impactos no mercado brasileiro de fertilizantes

O Irã é um dos principais países produtores globais de ureia, com capacidade de produção de 9 milhões de t/ano.

O Brasil importou 7,7 milhões de t de ureia em 2025, com Nigéria, Rússia e Omã sendo os principais fornecedores. Os dados a partir de Omã podem ser errôneos, uma vez que também podem representar volumes do Irã.

O Irã é um dos principais produtores globais de ureia, com capacidade de produção de 9 milhões de t/ano. Desde meados de dezembro, a produção iraniana está operando parcialmente, devido aos cortes de gás natural, o que é comum para o período de inverno do país, quando parte da produção de gás é destinada ao aquecimento de residências. Entre os principais mercados compradores de ureia iraniana estão Turquia, Brasil e África do Sul.

Aumenta a área cultivada com sorgo

As consequências ainda são incertas sobre uma potencial tarifa de 25pc imposta pelos Estados Unidos a países que negociem com o Irã tanto por parte de participantes de mercado que fornecem ureia aos EUA e mantêm relações comerciais com o Irã – como Rússia -, quanto por parte de participantes do mercado brasileiro.

Fornecedores de ureia da Rússia e do Oriente Médio têm pouca clareza sobre se as entregas aos Estados Unidos terão custos adicionais. Produtores de ureia aguardam um posicionamento oficial dos EUA sobre possíveis tarifas de importação de ureia, com a maioria afirmando ser cedo para emitir qualquer opinião sobre os comentários de Trump. A ameaça é particularmente relevante para os fertilizantes nitrogenados russos, especialmente de ureia e de nitrato de amônio e ureia (UAN), que atualmente não têm taxas de importação nos EUA.

Um eventual aumento dos preços de ureia russa aos EUA pode fazer com que essa origem redirecione suas cargas para outros países globais compradores de ureia, como para o Brasil.

Fonte: Argus

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM