
O encontro teve como tema a “produção responsável de proteínas e fibras de origem animal: da América Latina ao mundo” e reuniu pesquisadores de diversos países para debater avanços científicos voltados à produção animal.
A bolsista de iniciação científica da Embrapa Cerrados (DF) Júlia Carvalho de Melo recebeu o prêmio de melhor e-pôster da XXVIII Reunión de la Asociación Latinoamericana de Producción Animal (ALPA) e do 8º Congreso de la Asociación Uruguaya de Producción Animal (AUPA), realizados entre 22 e 24 de setembro em Punta del Este, no Uruguai. O encontro teve como tema a “produção responsável de proteínas e fibras de origem animal: da América Latina ao mundo” e reuniu pesquisadores de diversos países para debater avanços científicos voltados à produção animal.
O trabalho Produção de leite no pico e duração da lactação de vacas Sindi P.O. no bioma Cerrado, apresentado por Júlia e pela pesquisadora Isabel Ferreira, é um estudo sobre controle leiteiro de vacas Sindi P.O. (puro de origem), evidenciando o impacto científico da pesquisa inovadora desenvolvida pelo Centro de Tecnologia para Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL) da Embrapa Cerrados no Brasil.
“Já estava muito feliz em estar lá, levando os meus trabalhos, mas fiquei mais ainda com o anúncio da premiação. Não estava esperando e tive uma alegria muito grande, a sensação de que estou iniciando minha trajetória na pesquisa como sempre sonhei”, comemora a graduanda em Medicina Veterinária pela Universidade de Brasília. Ela salienta que o evento proporcionou conhecimento sobre temas e inovações de grande relevância para a produção animal em todo o mundo, além da oportunidade de interagir com professores e estudantes de outros países.
A bolsista e a pesquisadora também apresentaram outros quatro trabalhos científicos relacionados à raça Sindi Leiteiro e seus cruzamentos, abordando crescimento, desenvolvimento e saúde: Peso e ganho médio diário de bezerros ½ Sindi ½ Montbéliard na fase de cria no Bioma Cerrado; Correlação entre peso e medidas corporais em bezerros ½ Sindi ½ Montbéliard; Medidas morfométricas de bezerros mestiços ½ Sindi ½ Montbéliard até 113 dias de idade; e Influência do grupo genético na idade de ocorrência de diarreia em bezerros nas primeiras semanas de vida.
“Os trabalhos foram feitos a partir dos dados da continuidade da minha bolsa do CNPq, o que foi muito importante para minha formação, porque participei de todas as etapas: a coleta dos dados, a tabulação, a análise, a redação do resumo e a submissão, além da preparação do pôster e a apresentação”, afirma Júlia.
Isabel Ferreira explica que o congresso tratou de temas estreitamente associados a pesquisas atualmente desenvolvidas pela Embrapa, como consumo e bem-estar animal; Saúde Única; sustentabilidade e recursos naturais no contexto das mudanças climáticas; e tecnologias inovadoras e emergentes aplicadas à produção animal, como zootecnia de precisão e inteligência artificial.
A pesquisadora aponta que o trabalho premiado de Júlia está altamente relacionado a questões debatidas no congresso – o mercado de proteínas de origem animal, a visão do consumidor e uma alternativa para o contexto de mudanças climáticas. “A raça Sindi, por ter plasticidade num ambiente mais rústico e desafiador, se adequa muito bem aos sistemas de produção do bioma Cerrado. Acredito que o prêmio veio desse alinhamento ao tema do evento e da importância que o trabalho pode ter futuramente para os sistemas de produção e para uma alternativa de genética a ser criada em sistemas desafiadores”.
Ferreira acrescenta que a desenvoltura da bolsista na apresentação do trabalho e o capricho na elaboração do e-pôster também contribuíram para a conquista da premiação. “Ela fez um desenho com base em fotos reais e o projetou numa ferramenta de inteligência artificial. O conteúdo informativo ficou bem integrado à parte visual. Ficou chamativo e ilustrativo. Só de olhar o e-pôster, o participante já entendia do que se tratava e ficava com curiosidade de ler o restante. Houve muito interesse, as pessoas queriam saber mais sobre o trabalho dela”, lembra, citando interações de professores do Chile, do Uruguai, da Costa Rica e do Nordeste brasileiro com a estudante.
As pesquisas fazem parte de dois projetos estratégicos financiados pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e executados no CTZL: “Crescimento, Puberdade, Adaptabilidade e Diversidade Genética de Bovinos Leiteiros Sindi e Cruzamentos no Distrito Federal”, liderado por Isabel Ferreira; e “Caracterização, predição e seleção genômica de bovinos da raça Sindi Leiteiro multiplicados por fecundação in vitro com sêmen sexado”, sob coordenação do pesquisador Carlos Frederico Martins.
A participação no evento contou com o apoio do programa de agroinovação “AgroIntegra” da Embrapa Cerrados, e também com a parceria da Associação dos Criadores de Sindi (ABCSindi), da Associação dos Criadores de Zebu do Planalto (ACZP), da Fazenda Asa Branca e da marca Das Marias A2A2.

Fonte: Embrapa
VEJA TAMBÉM:
- Embrapa e MDS unem esforços em estratégia para reduzir desperdício de alimentos
- “Vai ter que escolher se compra alimento para a família ou ração para as vacas”, afirma produtor de leite
- CNA destaca importância da renovação do direito antidumping do alho
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.