
Os ucranianos são o quarto maior exportador de milho e trigo do mundo, enquanto a participação do país no mercado mundial de óleo de girassol é de 55%.
A agência ferroviária estatal da Ucrânia, a Ukrzaliznytsia, informou hoje em suas redes sociais que está pronta para retomar as exportações agrícolas do país pelo modal. O movimento ocorre após os ataques russos fecharem os portos ucranianos no Mar Negro e no Mar de Azov.
“A fim de prevenir a crise alimentar mundial e resgatar a exportação ucraniana, a Ukrzaliznytsia está pronta para organizar urgentemente a entrega de produtos agrícolas através do transporte ferroviário. A logística da entrega de grãos na fronteira com a Romênia, Hungria, Eslováquia e Polônia está atualmente a ser processada”, reforçou.
A Ucrânia é uma grande exportadora de trigo, milho e girassol. Os ucranianos são o quarto maior exportador de milho e trigo do mundo, enquanto a participação do país no mercado mundial de óleo de girassol é de 55%.
- “China é um problema”, diz presidente do conselho da Abimaq
- Agrishow 2025 alcança R$ 14,6 bilhões em intenções de negócios
- Frente fria avança e muda o tempo no Sudeste e Centro-Oeste
- Incentivada pelo bom desempenho da safrinha, StoneX eleva previsão para produção total de milho no Brasil para 132,4 mi ton
- Tarcísio quer vender fazendas ociosas e espera receita de R$ 1 bilhão
Autorização do governo ucraniano
A exportação de trigo, milho, carne de aves, ovos de galinha e óleo de girassol, no entanto, deverá ter autorização do governo ucraniano, segundo informou hoje a agência Interfax, citando uma resolução publicada por Kiev. Ainda de acordo com a agência, essas mercadorias precisarão a partir de agora de uma licença de exportação emitida pelo Ministério da Economia.
A resolução que ampliou a lista de exportações e importações sujeitas a licenciamento e cotas em 2022 foi adotada pelo Gabinete de Ministros da Ucrânia em uma reunião no sábado e publicada em seu site neste domingo.
Fonte: Valor Econômico