Lista da UE inclui, medicamentos, comida, rádio, lanterna e canivete. Comissária diz que objetivo não é criar pânico.
A União Europeia recomendou que seus cidadãos estoquem alimentos e outros suprimentos essenciais em quantidade suficiente para sustentá-los por pelo menos 72 horas em caso de crise.
Em novas orientações divulgadas nesta quarta-feira (26), a Comissão Europeia enfatizou a necessidade de a Europa mudar sua mentalidade para promover uma cultura de “preparação” e “resiliência”.
O documento de 18 páginas alerta que a Europa está enfrentando uma nova realidade marcada por riscos e incertezas, citando a guerra da Rússia na Ucrânia, crescentes tensões geopolíticas, sabotagem de infraestrutura crítica e guerra eletrônica como fatores proeminentes.
A iniciativa parece servir como um alerta para os Estados-membro sobre a gravidade da segurança do bloco.
Uma ameaça da Rússia levou os líderes europeus a enfatizar a necessidade de prontidão para uma guerra.
Outros pontos de atenção são as críticas do governo Trump em relação à Europa, particularmente em contribuições para a Otan — a aliança militar ocidental — e na guerra na Ucrânia, que desencadeou uma corrida no continente para reforçar sua própria prontidão militar.
A Estratégia da União Europeia de Preparação da Comissão diz que os cidadãos em todo o continente devem adotar medidas práticas para garantir que estejam prontos em caso de emergência.
Isso inclui ter suprimentos essenciais suficientes para durar um mínimo de três dias. “No caso de interrupções extremas, o período inicial é o mais crítico”, ressalta.
No geral, os civis devem ser encorajados a promover a autoconfiança e a resiliência psicológica, adiciona o documento.
A comissão também pede a introdução de aulas de “preparação” nos currículos escolares, incluindo dar aos alunos as habilidades para combater a desinformação e a manipulação de informações.
“Novas realidades exigem um novo nível de preparação na Europa“, destacou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em uma declaração.
“Nossos cidadãos, nossos Estados-membro e nossas empresas precisam das ferramentas certas para agir tanto para prevenir crises quanto para reagir rapidamente quando um desastre acontece”, adicionou.
A orientação da Comissão Europeia nesta quarta vem depois que alguns locais atualizaram seus planos de contingência.
Em junho do ano passado, a Alemanha atualizou sua Diretriz-Quadro para Defesa Geral, dando instruções sobre o que fazer caso um conflito eclodisse na Europa.
Revelando os planos na época, a ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, disse que eles eram necessários para que seu país se armasse melhor diante da agressão russa.
Fonte: CNN
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Mapa destaca sistema de plantio direto em painel na AgriZone durante a COP30
Debate mostrou como o manejo sustentável do solo contribui para reduzir emissões e aumentar a resiliência climática da agricultura.
Continue Reading Mapa destaca sistema de plantio direto em painel na AgriZone durante a COP30
Aberturas de mercado para o Brasil nos Emirados Árabes Unidos e no Líbano
Com estes anúncios, o agronegócio brasileiro alcança um total de 488 novas oportunidades desde o início de 2023.
Continue Reading Aberturas de mercado para o Brasil nos Emirados Árabes Unidos e no Líbano
Simepar confirma três tornados na sexta com ventos de até 330 km/h e há outras suspeitas em análise
As análises foram feitas, além do trabalho em cima dos radares, com vídeos, sobrevoos e vistorias em solo. A equipe técnica segue realizando estudos e análises de outras ocorrências suspeitas.
Nas redes, Trump critica COP30 e suposto desmatamento
Presidente americano não foi ao evento e acusou brasileiros de desmatar a Floresta Amazônia para construir acesso à cúpula climática.
Continue Reading Nas redes, Trump critica COP30 e suposto desmatamento
Mapa inicia participação na Blue Zone da COP30 com foco em inovação e sustentabilidade agrícola
Delegação do ministério participa de painéis e reuniões bilaterais para apresentar políticas públicas de baixo carbono e ampliar parcerias internacionais.
Retomada da produção de fertilizantes pela Petrobrás
A produção de fertilizantes no Brasil, poderá mudar drasticamente (para melhor) os custos de produção em nosso agro.
Continue Reading Retomada da produção de fertilizantes pela Petrobrás





