Unica: Moagem do Centro-Sul atinge 16,6 milhões de toneladas na primeira quinzena de abril

A produção de açúcar nos primeiros 15 dias de abril totalizou 730,85 mil toneladas, registrando praticamente o mesmo valor observado na safra 2024/2025.

Na primeira quinzena de abril, as unidades produtoras da região Centro-Sul registraram uma moagem de 16,59 milhões de toneladas de cana-de-açúcar ante a 16,12 milhões da safra 2024/2025 – o que representa um aumento de 2,99% frente ao valor registrado no mesmo período no ciclo anterior.

Nos primeiros 15 dias de abril, 120 unidades deram início a moagem de cana-de-açúcar na safra 2025/2026. Ao final da quinzena, estiveram em operação 178 unidades produtoras na região Centro-Sul, sendo 161 unidades com processamento de cana, dez empresas que fabricam etanol a partir do milho e sete usinas flex. No mesmo período, na safra 2024/2025, operaram 175 unidades produtoras.

Alta produção de biomassa impulsiona uso da BRS Capiaçu na geração de energia renovável

Segundo o diretor de Inteligência Setorial da UNICA, Luciano Rodrigues, “o ritmo de início das unidades nesse ciclo está alinhado à curva histórica, mas a velocidade de retomada obviamente pode sofrer alterações a depender das condições climáticas de cada região canavieira”.

Em relação à qualidade da matéria-prima, o nível de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) registrou na primeira quinzena de abril 103,22 kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar, contra 106,62 kg por tonelada na safra 2024/2025 – variação negativa de 3,19%.

Produção de açúcar e etanol

A produção de açúcar nos primeiros 15 dias de abril totalizou 730,85 mil toneladas, registrando praticamente o mesmo valor observado na safra 2024/2025 (721,81 mil toneladas).

Na primeira metade de abril, a produção de etanol pelas unidades do Centro-Sul atingiu 918,14 milhões de litros, registrando aumento de 11,54% na comparação com o ciclo anterior, sendo 739,02 milhões de litros de etanol hidratado (+8,92%) e 179,12 milhões de litros de etanol anidro (+23,84%).

Rodrigues esclarece que, “a variação positiva em relação à safra anterior, até o momento, se deve principalmente à produção de etanol de milho, que gerou um incremento de aproximadamente 105 milhões de litros em comparação com o mesmo período da safra 2024/2025”.

Com efeito do total de etanol obtido na primeira quinzena de abril, 39% foram fabricados a partir do milho, registrando produção de 358,03 milhões de litros neste ano, contra 253,39 milhões de litros no mesmo período do ciclo 2024/2025 – aumento de 41,30%.

Vendas de etanol

Na primeira quinzena da safra 2025/2026, a comercialização de etanol pelas unidades produtoras da região Centro-Sul totalizou 1,38 bilhão de litros. No mercado interno, o volume de etanol hidratado vendido pelas unidades do Centro-Sul totalizou 890,07 milhões de litros, o que representa uma queda de 3,50% em relação ao mesmo período da safra anterior. A venda de etanol anidro, por sua vez, atingiu a marca de 464,60 milhões de litros, um aumento de 3,70%.

Com relação ao volume de etanol exportado pelas unidades da região Centro-Sul, a primeira quinzena de abril registrou 24,49 milhões de litros, uma queda de 52,91% em relação ao mesmo período do ciclo anterior, sendo 6,84 milhões de litros (-86,6%) de etanol hidratado e 17,65 milhões de etanol anidro.

Mercado de CBios

Dados da B3 até dia 28 de abril indicam a emissão de 14,18 milhões de créditos em 2025 pelos produtores de biocombustíveis. A quantidade de CBios disponíveis para negociação em posse da parte obrigada, não obrigada e dos emissores totaliza 24,66 milhões de créditos de descarbonização.

“Somando os CBios disponíveis para comercialização e os créditos já aposentados para cumprimento da meta de 2025, já temos cerca de 62% dos títulos necessários para o atendimento integral da quantidade necessária pelo Programa para o final deste ano”, destacou o diretor da UNICA.

Fonte: UNICA

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM