Universo Pecuária reúne expositores de diversas regiões do Estado e valoriza diversidade e cultura

Exposição de colecionadores de Prataria Crioula, agricultura familiar e artesanato são algumas das atrações da feira.

O Universo Pecuária abriu, nesta quarta-feira, 5 de novembro, suas portas para mais uma edição da feira. Pensando no desenvolvimento da cidade de Lavras do Sul (RS) e da região, o evento reúne feira de artesanato, agricultura familiar e uma mostra de colecionadores de Prataria Crioula.

Cássio Machado, organizador da exposição de colecionadores de Prataria Crioula, conta que esta é a primeira participação no Universo Pecuária, embora já costume expor nas feiras promovidas pelo Sindicato Rural de Lavras do Sul. “Para nós, é importante fazer essa exposição cultural. No ano passado, o tema foi o couro e, neste ano, destacamos a prataria gaúcha. Trouxemos peças de 1850 até 1937, além de trabalhos de prateiros atuais”, explica.

Arroz – cenário preocupa agricultores e desestimula investimentos
Universo Pecuária reúne expositores de diversas regiões do Estado e valoriza diversidade e cultura
Foto: Divulgação

O espaço também reúne livros de escritores que abordam a prataria espanhola, peças do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, além de obras de autores lavrenses e outros itens representativos da cultura gaúcha. Cássio destaca que o público pode conhecer a história das peças, com explicações detalhadas, contribuindo para a valorização e a disseminação da riqueza cultural do Estado.

Na área da agricultura familiar, diversos expositores apresentam seus produtos, como alimentos, bebidas, peças decorativas e outros itens. Entre os participantes está a Associação de Artesãos Tecelagem Lavrense, com mais de 40 anos de atuação e formada por 28 artesãs da zona rural de Lavras do Sul. A presidente da associação, Edinara Brasil, comenta que o grupo participa desde a primeira edição do Universo Pecuária, sempre a convite do Sindicato Rural. “Esses eventos têm uma importância muito grande para a tecelagem, tanto pela história quanto pela visibilidade que proporcionam”, ressalta.

O artesanato conta ainda com um espaço próprio, em parceria com o Sebrae, onde os expositores podem mostrar sua arte e realizar negócios. Vinda de São Borja, a professora aposentada Leocádia Guerreiro relata que encontrou no artesanato uma forma de complementar a renda e ocupar o tempo após mais de 30 anos de trabalho no serviço público. Com itens voltados à cozinha, acessórios e outras peças, ela participa pela primeira vez do Universo Pecuária. “Viemos divulgar nosso trabalho em primeiro lugar e esperamos que o público goste e adquira alguns produtos. Para nós, é uma honra”, afirma.

Universo Pecuária reúne expositores de diversas regiões do Estado e valoriza diversidade e cultura
Foto: Divulgação

Os expositores permanecem durante os quatro dias do evento apresentando seus trabalhos no espaço da agricultura familiar e a coleção de pratarias no espaço Mundaréu. O Universo Pecuária é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, com correalização de Cotrisul, Farsul, Senar, Sebrae e Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, projeto e execução da SIA, e patrocínio de CEEE Equatorial, Banrisul, Sicredi, BRDE, Badesul e Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM