URGENTE: Ciclone traz chuva forte, granizo e rajadas de vento de 100 km/h; veja onde

A formação de um ciclone extratropical neste sábado e deve provocar chuva forte, alagamentos e ventania em diversas regiões do país ao longe desse domingo, no Dia das Crianças; veja a previsão do tempo

O Brasil deve enfrentar condições severas de tempo a partir deste sábado (11), com a formação de um ciclone extratropical sobre o Cone Sul. O fenômeno, aliado a uma frente fria intensa, deve provocar chuvas volumosas, queda de granizo e ventos que podem ultrapassar os 100 km/h em várias regiões, segundo alertas do Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com os meteorologistas do Climatempo, o processo de formação do ciclone começou neste sábado (11), com o aprofundamento de uma área de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina e o Paraguai.

A pressão deve cair para menos de 1000 hPa, configurando uma situação meteorológica perigosa. Esse tipo de sistema favorece o surgimento de nuvens do tipo cumulonimbus, que provocam tempestades severas com raios, ventania e granizo.

O ciclone extratropical deve se organizar completamente entre domingo (12) e segunda-feira (13), próximo ao Uruguai e à província de Buenos Aires, deslocando-se rapidamente em direção ao oceano Atlântico. Embora o sistema não passe diretamente sobre o território brasileiro, sua proximidade com o Sul do país vai intensificar os efeitos do mau tempo, especialmente os ventos fortes e o volume de chuva.

Ciclone extratropical: Regiões em alerta

Região Sul

Todos os três estados do Sul estão sob alerta máximo:

  • Rio Grande do Sul: será o estado mais afetado, com rajadas que podem superar os 100 km/h, principalmente nas regiões centro-oeste e sudoeste. Há risco elevado de queda de granizo, alagamentos e cheias de rios e arroios, conforme aviso da Defesa Civil e do Inmet.
  • Santa Catarina e Paraná: devem registrar rajadas entre 70 km/h e 90 km/h, com possibilidade de chuva forte em curto período de tempo e alagamentos urbanos. Embora menos intensos que no RS, os temporais também oferecem risco de danos estruturais e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Centro-Oeste e Sudeste

A frente fria associada ao ciclone deve avançar rapidamente pelo interior do país, afetando o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Nessas regiões, há previsão de chuvas intensas, ventos fortes e tempestades elétricas entre domingo (12) e segunda-feira (13). O Inmet também alerta para a possibilidade de granizo isolado em áreas do Centro-Oeste e do interior paulista.

Fenômenos previstos

  • Ventania: Rajadas de vento podem ultrapassar os 100 km/h no Rio Grande do Sul e atingir 70 a 90 km/h em Santa Catarina, Paraná e áreas do Sudeste.
  • Granizo:risco de queda de granizo em todos os estados do Sul no domingo, com possibilidade já a partir de hoje no território gaúcho.
  • Raios e descargas elétricas: A formação intensa de nuvens cumulonimbus aumentará o número de descargas atmosféricas, com risco de danos em edificações, morte de animais e interrupções de energia elétrica.

Recomendações de segurança

A Defesa Civil e o Inmet recomendam evitar áreas abertas durante as tempestades, não se abrigar sob árvores e manter distância de estruturas metálicas. É importante retirar objetos soltos de varandas e quintais, como vasos e antenas, e não trafegar em áreas alagadas.

O Climatempo alerta que o ciclone deve perder força a partir da terça-feira (14), quando se afastará para o Atlântico. Entretanto, resquícios da frente fria ainda podem causar instabilidades em partes do Sudeste e do Centro-Oeste no início da próxima semana.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM