Usiminas em Cubatão amplia operações portuárias com a primeira descarga de fertilizantes da Yara

Iniciativa amplia o perfil de serviço logístico do terminal marítimo privativo e é uma alternativa estratégica para empresas instaladas no Polo Industrial de Cubatão

Foi realizada no Terminal Marítimo Privativo da Usiminas, localizado em Cubatão (SP), a primeira operação de descarga de fertilizantes da sua história, marcando um novo passo na estratégia de diversificação de receita com logística. A operação, realizada em novembro em parceria com a empresa Yara, movimentou 11,8 mil toneladas do fertilizante YaraBela®, provenientes de Sluiskil, na Noruega, com destino ao Polo Industrial de Cubatão e à unidade misturadora de Alfenas (MG).

A iniciativa integra o plano da Usiminas de ampliar o perfil de serviço logístico do terminal, até então voltado majoritariamente à cadeia minerometalúrgica. Além de diversificar o fluxo de cargas, a operação reforça a posição do terminal como uma alternativa estratégica para empresas instaladas no Polo Industrial de Cubatão, oferecendo acesso a uma rota portuária integrada às malhas ferroviária e rodoviária, menos sujeita a restrições e filas de portos tradicionais da região.

“A Yara busca constantemente soluções competitivas para atender suas necessidades logísticas. Fomos pioneiros, por exemplo, ao fazer a primeira operação de cabotagem de fertilizantes a granel do Brasil, no uso de caminhões movidos a GNL para transporte de insumos e na certificação OEA no setor. Esse projeto portuário de Cubatão é mais uma iniciativa que ressalta nossa estratégia de viabilizar alternativas para máxima eficiência da nossa operação”, afirma Diego Garcia, gerente de Logística da Yara Brasil.

De acordo com Vinicius Benincasa, gerente sênior de Logística Portuária da Usiminas, o terminal oferece vantagens logísticas significativas. “O Terminal Marítimo Privativo de Cubatão é um ativo estratégico para a companhia. Sua capacidade de operar com previsibilidade e integração multimodal proporciona mais eficiência no escoamento, fortalecendo a competitividade das empresas da região”, afirma.

Além do caráter estratégico, a operação também destaca a capacidade do terminal em receber diferentes tipos de carga, alinhada a estudos para novas oportunidades logísticas e maior integração com empresas vizinhas.

Terminal Marítimo Privativo de Cubatão

Localizado a cerca de 70 km da região metropolitana de São Paulo, o Terminal Marítimo Privativo de Cubatão possui acesso facilitado pelas rodovias do sistema Anchieta-Imigrantes. O terminal conta com integração ferroviária às malhas da MRS, FCA e ALL, viabilizando operações multimodais contínuas e eficientes.

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM