
O uso da hidráulica no agronegócio é de suma importância, pois tem-se a possibilidade de resolver diversos problemas ligados a máquinas hidráulica e seus diversos modelos
Por Ricardo Aparecido Santos* – Na agricultura envolve várias técnicas e etapas para o cultivo de terras agrícolas. Com o passar dos anos, com o advento da tecnologia, se tornou cada vez mais moderna, ágil e automatizada. Grande parte disso se deve ao uso de sistemas hidráulicos agrícolas. Onde o mesmo pode ser usado na irrigação, em máquinas ou em equipamentos agrícolas, esses tipos de sistemas trazem mais eficiência em diversos processos ligados ao uso da hidráulica, promovendo assim melhor praticidade para os usuários de máquinas.
Os sistemas hidráulicos tem como objetivo, gerar, distribuir e controlar a energia diante de líquidos pressurizados, o que lhe proporciona melhor precisão, ajuste de velocidade e descolamento quanto a suas aplicações, tendo como vantagem: melhor segurança, economia e facilidade.
O trator agrícola por exemplo, é uma máquina onde se beneficia da força hidráulica, possibilitando a acoplagem como implementos agrícolas ou até mesmo outras máquinas, aumentando assim a eficiência em campo. Em alguns modelos de tratores agrícolas, existe controle de ângulos junto ao solo e também regulagem de profundidade e inclinação do implemento de trabalho.
Por fim, o uso da hidráulica no agronegócio é de suma importância, pois tem-se a possibilidade de resolver diversos problemas ligados a máquinas hidráulica e seus diversos modelos, onde visa poder simular os possíveis acontecimentos que vão surgir em tempo real. Com isso é necessário a qualificação de profissionais da hidráulica para solucionar as adversidades que acontecem no mundo do agronegócio.
*Pós Graduado em Engenharia de Biossistemas pela Universidade Federal de Pelotas (RS), Engenheiro Agrícola pela Universidade Estadual de Goiás (Anápolis).