O volume comercializado de etanol anidro alcançou 1,07 bilhão de litros no mês, um aumento de 2,42% na comparação anual.
São Paulo, 17 – As vendas de etanol totalizaram 2,70 bilhões de litros em novembro, segundo dados divulgados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica). O desempenho foi marcado por movimentos opostos entre os dois principais produtos: o etanol anidro registrou avanço, enquanto o hidratado apresentou retração no período.
De acordo com a entidade, o volume comercializado de etanol anidro alcançou 1,07 bilhão de litros no mês, um aumento de 2,42% na comparação anual. Já as vendas de etanol hidratado somaram 1,63 bilhão de litros, o que representa queda de 13,78% em relação a novembro da safra passada.
No mercado doméstico do Centro-Sul, as vendas de etanol hidratado pelas usinas totalizaram 1,58 bilhão de litros, com retração de 11,14% ante igual período do ciclo anterior. Em sentido contrário, a comercialização de etanol anidro atingiu 1,05 bilhão de litros, crescimento de 7,60%, refletindo a maior demanda do produto para mistura obrigatória à gasolina.
No acumulado desde o início da safra até 1º de dezembro, a comercialização total de etanol pelas unidades do Centro-Sul somou 23,32 bilhões de litros, recuo de 2,41% na comparação anual. Nesse intervalo, o volume de etanol hidratado alcançou 14,53 bilhões de litros, queda de 6,10%, enquanto o anidro totalizou 8,79 bilhões de litros, com alta de 4,39%.
CBios
No mercado de créditos de descarbonização, dados da B3 até 15 de dezembro indicam a emissão de 40,89 milhões de CBios em 2025 pelos produtores de biocombustíveis. O volume de créditos disponível para negociação, em posse de partes obrigadas, não obrigadas e emissores, soma 24,54 milhões de títulos.
Segundo a Unica, a oferta atual já supera a necessidade para cumprimento das metas do RenovaBio. “Somando os CBios disponíveis para comercialização e os créditos já aposentados para cumprimento da meta de 2025, já temos cerca de 116% dos títulos necessários para o atendimento integral da quantidade exigida pelo Programa para o final deste ano, incluindo a quitação do salto devedor acumulado de metas anteriores”, destacou o diretor de Inteligência Setorial da entidade, Luciano Rodrigues.