Os exportadores dos EUA são obrigados a reportar qualquer venda de 100 mil toneladas ou mais de uma commodity feita em um único dia.
São Paulo, 17- Exportadores dos Estados Unidos relataram vendas avulsas de soja para a China totalizando apenas 332 mil toneladas no período entre 1º de outubro e 13 de novembro, de acordo com dados divulgados na sexta-feira (14) pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Nesse período, os dados de vendas diárias não foram publicados devido à paralisação do governo norte-americano. Foram relatadas vendas de 100 mil toneladas em 30 de outubro e de 232 mil toneladas em 3 de novembro. Essas datas são próximas do encontro entre os líderes dos EUA e da China, Donald Trump e Xi Jinping, no fim de outubro na Coreia do Sul.
Os exportadores dos EUA são obrigados a reportar qualquer venda de 100 mil toneladas ou mais de uma commodity feita em um único dia, ou vendas de 200 mil toneladas ou mais para um mesmo destino, até o dia seguinte.
No período, houve também vendas avulsas de soja para destinos desconhecidos totalizando 616 mil toneladas, que poderiam ou não ser para a China. De qualquer forma, o número é muito inferior aos 12 milhões de toneladas que a China se comprometeu a comprar até o fim do ano.