Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom desempenho dos bezerros

Vermifugação no pós-desmame pode garantir até duas arrobas a mais por bezerro. Saiba como proteger a saúde, o ganho de peso e a produtividade.

O momento que marca a separação do bezerro da vaca é crítico e envolve fatores que intensificam a queda da imunidade do animal, facilitando a infecção por vermes que impactam sua saúde e o ganho de peso. “Esse parasita costuma estar presente no pasto. Por isso, o pecuarista deve vermifugar o animal antes de oferecer a forragem como alimento”, orienta o médico veterinário Felipe Pivoto, gerente de Serviços Técnicos para Bovinos e Equinos da Vetoquinol Saúde Animal.

A vermifugação tem ação dupla e benéfica: não somente para os bezerros, mas para todo o rebanho, já que também atua no controle da contaminação ambiental da propriedade. Além do acesso à forragem infestada, outros fatores também aumentam a probabilidade de infecção por vermes. São os casos da queda de imunidade por estresse, consequência da separação da mãe, contenção indevida do animal e mudança repentina de ambiente.

“O manejo deve ser feito com respeito ao bezerro para não causar pânico, pois uma cria com baixa imunidade estará mais propensa a sofrer infecções de todo tipo e, em casos de animais já parasitados, isso colabora com a ação danosa do nematoide”, explica Pivoto. O resultado combinado desse cenário é a perda de apetite, diarreia e atraso no crescimento, causando extremo prejuízo produtivo.

Estudo a campo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp) evidenciou a importância da vermifugação em bezerros no pós-desmame em termos de ganho de peso. Animais que receberam vermífugo pesaram 25,4 kg a mais em comparação aos não tratados após 129 dias, quase duas arrobas a mais e ganho financeiro significativo. Esse resultado deve-se ao melhor aproveitamento da dieta, já que o organismo não precisa competir por nutrientes com o endoparasita.

Felipe Pivoto destaca que, “primeiro, é importante descobrir qual espécie de verme impacta a propriedade para então determinar o melhor protocolo”, evitando prejuízo financeiro por mau uso de medicamento.

Para combater com eficácia os nematóides, Bullmax® Premium, da Vetoquinol Saúde Animal, está entre as principais tecnologias disponíveis no mercado. O produto é formulado com fluazuron a 10% e eprinomectina a 4,8%.

“Essa solução injetável da Vetoquinol é muito eficaz contra os nematóides”. Com ela, o pecuarista promove proteção também contra o carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus e a mosca-dos-chifres (Haematobia irritans), informa Lucas Croffi, gerente de produto da Vetoquinol. Bullmax® Premium posiciona a Vetoquinol como impulsionadora da produtividade na pecuária e do bem-estar animal.

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM