
A onda de invasões do MST pelo país segue a todo vapor com o andar do “Abril Vermelho”, ao todo o movimento espera ainda ocupar um total de 50 áreas até o final do mês. Confira o vídeo abaixo com a denúncia da proprietária da fazenda invadida
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), aposta nas ações de ocupação e invasão de terras, públicas e privadas, para chamar atenção do Governo Federal para a necessidade da reforma agrária no país. Na última semana, a empresária e fazendeira de Parauapebas, Renilda Benevides, publicou um vídeo gravado por ela pedindo ajuda de populares e autoridades municipais, estaduais e nacionais, após sua fazenda de 50 alqueires, localizada próximo a Palmares II, em Parauapebas, ter sido invadida por integrantes do acampamento MST, na segunda-feira (15).
Segundo a empresária, que afirma que a terra é produtiva, ela ainda explica que detém o título definitivo da área. Durante o vídeo, que pode ser visto abaixo, ela também intercala a sua fala nesse sentido compartilhando imagens de gado no pasto e maquinário.
“Moramos em Parauapebas há mais de 38 anos. Nossa terra foi invadida, ela é de de 50 alqueires e temos o título definitivo, uma terra produtiva e estão nos obrigando a dar bois, já mataram vários. Nos ajude, estamos nos sentindo desrespeitados, humilhados e passando por um momento muito difícil”, relatou a empresária Renilda Benevides.
Ainda em outro trecho do vídeo, a fazendeira cita que os integrantes do MST estão causando danos com a invasão. “Obrigando-nos a dar bois para eles. Já mataram vários, então, eu queria aqui, gente, fazer um apelo para a comunidade, para a sociedade, para a Justiça, para as autoridades competentes, nos ajude, porque nós estamos nos sentindo desrespeitados, humilhados”, disse, ela.
Segundo relato de Denilson Monteiro, líder do MST, a ocupação da área foi devido à necessidade de terem um acampamento maior, e próximo à fazenda na qual estão reivindicando. Ele explica que a ocupação integra as ações da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, engajada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “A nossa população já aumentou muito, e o espaço já não cabia”, disse ele.
A Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (ACIP), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas (CDL/Parauapebas), o Sindicato das Empresas de Alimentação e Hospitalidade de Parauapebas e Região (SEAHPAR) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (SIPRODUZ) assinaram um documento endereçado ao titular da Delegacia Especializada de Conflitos Agrários da Comarca de Marabá – 10ª RISP CARAJÁS.
No documento, as entidades solicitam agilidade e diligência aos “pedidos de notícia crime e da ação de reintegração de posse, nº 0806267-64.2024.8.14.0028, que tramitam na Vara Agrária de Marabá-PA, tendo como Juiz Titular o Dr. Amarildo José Mazutti, que tratam da invasão da propriedade rural do empresário EDIVALDO BENEVIDES ALVES, fato que está consternando todos os nossos associados e filiados.
Sendo imprescindível a vossa intervenção imediata visando interromper os delitos de invasão, por tratar-se de propriedade privada, produtiva, que foi comprado por escritura pública, lavrada pelo 1º Cartório, livro 085, fls. 137, desde de 03 de dezembro de 2004. E que foi covardemente invadida utilizando-se de força, armamento, ameaçando e matando os animais, desde então mais de 10 animais, já foram furtados e mortos. (conforme boletins de ocorrência)”.
Invasões só crescem com leniência do Governo Federal
O MST anunciou sua intenção de duplicar o número de ocupações de terra até o final do “Abril Vermelho“. O objetivo é superar 50 ocupações, como forma de pressionar o governo federal a acelerar a reforma agrária no país. Até sexta-feira (19/4), o movimento havia registrado 26 ocupações de terra e cinco novos acampamentos em 18 estados e no Distrito Federal. No domingo (21/4), outra ocupação foi realizada, desta vez no município de Miguel Leão (PI).
Debate sobre o MST na Câmara
A questão da reforma agrária e das ocupações de terra pelo MST tem sido um tema de grande relevância e debate no Brasil. Enquanto o MST intensifica suas ações durante o “Abril Vermelho“, lembrando o massacre de Eldorado do Carajás e reivindicando a reforma agrária, a Câmara dos Deputados também está em movimento.
Nos últimos dias, a Câmara teve avanços significativos na tramitação de projetos de lei contrários à invasão de terras. Essas iniciativas acontecem em paralelo às ações do MST, com o objetivo de conter as invasões e garantir a segurança jurídica das propriedades rurais.
Um dos projetos em destaque visa frear o avanço de invasores de terra e está sendo discutido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Outro projeto, também relacionado ao tema, teve sua urgência aprovada no plenário da Câmara. Essas propostas fazem parte de um conjunto de 17 iniciativas “anti-invasão“, impulsionadas pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
O avanço desses projetos é resultado das mobilizações da bancada ruralista, que critica as ações realizadas pelo MST ao longo do mês de abril. De acordo com o movimento, foram registradas 24 ocupações de terras e montagem de acampamentos em 11 estados do país durante esse período.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Lenda das arenas, o “Super Looper”, Roy Cooper fez história com oito títulos mundiais, revolucionou o tie-down roping com velocidade e técnica, e abriu caminho para uma dinastia familiar no rodeio profissional
Continue Reading Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
Localizada em uma região de campos rasos sobre solo basáltico, a propriedade apresentou aos visitantes a adaptação do Braford às condições naturais da fronteira oeste gaúcha.
Continue Reading Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
Segundo informações da Federarroz, a expectativa é de negócios em boa escala especialmente para países da América Central.
Continue Reading Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
Ideagro inicia operação no Brasil com inauguração de centro de pesquisa agrícola
Investimento na primeira unidade fora da Europa, em parceria com a Uningá, permitirá análises e desenvolvimento de soluções biotecnológicas focadas no mercado nacional.
Continue Reading Ideagro inicia operação no Brasil com inauguração de centro de pesquisa agrícola
Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Alta é puxada pela menor oferta de animais jovens e incentiva retenção de matrizes em Mato Grosso, principal produtor de bovinos do país.
Continue Reading Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Bauer do Brasil lidera nova fase global da empresa austríaca
Empresa lança campanha global durante a Agrishow e consolida o Brasil como base de sua estratégia internacional de marketing.
Continue Reading Bauer do Brasil lidera nova fase global da empresa austríaca