Volume de grãos armazenados na Ceagesp encerra 2025 com crescimento de 73,4%

Em 31 de dezembro, atingiu quase 37% do total da capacidade estática de 631,8 mil toneladas de todas as unidades armazenadoras ativas da Ceagesp.

As 12 unidades armazenadoras da Companhia de Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) encerraram 2025 com um total de 227,37 mil toneladas de produtos estocados em silos e armazéns graneleiros da companhia na capital e em cidades do interior paulista. Esse volume representa crescimento de 73,4% em relação à posição de 31 de janeiro de 2025.

O índice de ocupação avançou 15,24 pontos percentuais no período de janeiro a dezembro. Em 31 de dezembro, atingiu quase 37% do total da capacidade estática de 631,8 mil toneladas de todas as unidades armazenadoras ativas da Ceagesp.

Aumenta a área cultivada com sorgo

Com 40,9% do total, o trigo foi o produto agrícola com maior volume estocado no final de 2025. Na sequência, vieram açúcar (20,69%), milho (16,24%), milheto (9,64%), sorgo (9,47%) e soja (3,07%).

A Ceagesp mantém a maior rede pública de silos e armazéns gerais do Estado de São Paulo. Situadas estrategicamente em 11 municípios paulistas, incluindo a capital, as unidades armazenadoras da companhia atendem aos agricultores familiares, pequenos, médios e grandes produtores agrícolas. Entre seus clientes, também estão usinas de açúcar, moinhos, cooperativas agrícolas, importadores e órgão do governo.

Devolução de sobras técnicas

No ano passado, os clientes do Departamento de Armazenagem da Ceagesp receberam de volta mais de 3 mil toneladas referentes a sobras técnicas de produtos. Esse montante representou mais de R$ 5 milhões, levando em consideração os preços de mercado de cada produto.

Sobra técnica é o volume excedente após a limpeza, secagem e a perda natural de peso e volume estocado. Esse é um dos diferenciais da área de armazenagem da Ceagesp e representa um indicador da boa gestão e eficiência das unidades armazenadoras.

A infraestrutura de armazenagem da Ceagesp garante ao produtor estocar e aguardar o melhor momento para vender. Também oferece condições especiais para agricultores com Certificado de Agricultor Familiar (CAF), que podem ter acesso a descontos de até 30% nas tarifas.

Fonte: CEAGESP/DEPAR

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM