
Segundo pesquisadores, o fraco desempenho está atrelado sobretudo à redução do volume colhido na atual safra nacional.
As exportações brasileiras de café iniciam a safra 2025/26 em volume bastante limitado, conforme apontam dados do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) analisados pelo Cepea.
Foram 5,89 milhões de sacas embarcadas de julho a agosto de 2025, queda de 22,3% frente ao mesmo intervalo da temporada anterior, ou 1,695 milhão de sacas a menos. Trata-se, também, da menor quantidade exportada desde 2022/23.
Segundo pesquisadores, o fraco desempenho está atrelado sobretudo à redução do volume colhido na atual safra nacional e, em partes, aos efeitos da sobretaxa imposta pelos Estados Unidos – em agosto, o país perdeu o posto de principal destino do café brasileiro para a Alemanha.
Por outro lado, diante dos preços médios em dólar mais elevados, a receita obtida com as vendas externas do BR nestes dois primeiros meses da temporada 2025/26 é recorde para o período, de US$ 2,14 bilhões.
Fonte: Cepea
VEJA TAMBÉM:
- Porto de Paranaguá lidera exportações de soja e amplia participação de mercado em farelo e proteínas animais
- Cana/CTC: produtividade cai 1,6% em agosto no Centro-Sul e qualidade recua 2,9%
- Preço do açúcar segue estável em SP, mas cai no mercado externo
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.