Presidente conversou e teve a palavra da empresa russa que comprou e vai produzir fertilizantes em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Confira!
O presidente Jair Bolsonaro avaliou nesta sexta-feira (18) que as viagens à Rússia e à Hungria foram positivas e disse que agradeceu ao presidente russo, Vladimir Putin, por apoiar a soberania brasileira sobre a Amazônia em discussões internacionais. O Grupo Acron é Produtor líder de NPK verticalmente integrado na Rússia, entre os dez maiores produtores globais por capacidade de NPK. Qual o impacto da compra da fábrica de fertilizantes pela Rússia?
A comitiva do presidente retornou do Leste Europeu e foi diretamente para Petrópolis (RJ), onde um temporal deixou mais de 120 mortos e causou destruição.
“Estive por duas horas a um metro e meio do senhor Vladimir Putin, em uma conversa bastante saudável e até em alguns momentos de descontração, o que demonstra o carinho que tem para conosco. Agradeci a ele em público e em particular também o que nos é muito caro: a nossa região amazônica”, disse Bolsonaro, acrescentando que “é um grande aliado ao nosso lado nessa questão tão cara para nós da soberania nacional”.
O presidente disse ainda que a viagem à Rússia teve como saldo o compromisso do empresariado russo em fornecer fertilizantes ao agronegócio brasileiro, além da palavra final de uma empresa russa de que vai produzir fertilizantes em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. “Assinamos alguns acordos ou protocolos de intenções voltados para as áreas de defesa e energia, prospecção de petróleo”, disse.
“Assinamos alguns acordos ou protocolos de intenções voltados para as áreas de defesa e energia, prospecção de petróleo”, disse Bolsonaro.
A viagem ocorreu em um momento de tensão nas relações entre a Rússia e os países ocidentais da Organização Tratado do Atlântico Norte (Otan), que acusam Moscou de planejar a invasão da Ucrânia, enquanto os russos afirmam se sentir ameaçados por uma possível adesão do vizinho à aliança militar.
O presidente Bolsonaro disse que o assunto também foi discutido entre ele e Putin durante a reunião. “Tive um contato com Putin por mais de duas horas. Almoçamos. Uma conversa sobre vários assuntos, entre eles, obviamente essa questão que leva certa tensão ao mundo. Uma conversa reservada”.
Sobre a Hungria, Bolsonaro também afirmou que foi bem recebido e foram realizadas reuniões bilaterais de integrantes de seu governo com o país europeu. “Nossa passagem pela Hungria também foi excepcional”, disse.
- Sem floresta não há previsibilidade: o ativo invisível que sustenta o agro brasileiro
- Raio mata quatro vacas e um touro em Ivaiporã durante forte temporal
- Alckmin: Brasil não perde competitividade com tarifa de 10% dos EUA
- Brasil brilha no Cacao of Excellence 2026: três ouros reforçam posição global do cacau nacional
- TJGO afasta exigência de caução e protege produtores de negativação no SPC e SERASA
Rússia compra fábrica de fertilizantes da Petrobras
Isso pode se tornar um grande gargalo para o mercado de fertilizantes no mundo e, claro, para o Brasil, que passa por uma restrição na oferta, justamente porque a Rússia tem dificultado as exportações dos insumos. Já do outro lado, o Governo, coloca a operação como um avanço para a garantia do produto no país.
“A Agricultura brasileira vai ganhar muito com a implantação dessa fábrica, que vai produzir fertilizantes nitrogenados, a ureia que é imprescindível para que a nossa agricultura seja cada vez menos dependente desses nutrientes”, ressaltou a ministra.
Compre Rural com algumas informações da Agência Brasil