
Esse é o MV Benfica, um navio com mais de 228 metros de comprimento e capaz de carregar quase 82.000 toneladas; Conheça o maior navio de fertilizantes do mundo!
O fertilizante é produzido e transportado durante todo o ano para atender às necessidades dos agricultores de nutrientes para as culturas, pelo mundo a fora. A jornada do fertilizante desde a produção até a aplicação na fazenda requer uma variedade de modos de transporte, incluindo: embarcações marítimas, ferrovias, caminhões e, para alguns materiais, dutos. Nosso foco é o transporte marítimo, com as suas milhares de toneladas navegando em alto mar. Conheça o maior navio de fertilizantes do mundo!
O navio MV BENFICA é um graneleiro construído em 2017 (há 5 anos) e navega sob bandeira de Singapura e considerado o maior navio de transporte de fertilizantes do mundo. Sua capacidade de carga é de 81769 t DWT e seu calado atual é de 7,5 metros. Seu comprimento total (LOA) é de 228,99 metros e sua largura é de 32,26 metros.
Os graneleiros secos transportam grandes quantidades de mercadorias secas. Esses navios se dividem em aproximadamente oito tamanhos diferentes. O nosso gigante dos fertilizantes é um da categoria Panamax, um navio considerado de porte grande.
Os navios Panamax são navios de médio porte com capacidade de carga de 65.000 e 80.000 DWT. Essas embarcações são utilizadas principalmente para o transporte de produtos secos. Cada uma dessas embarcações tem sete porões de carga e são projetadas para caber nas eclusas do Canal do Panamá.
Novos regulamentos de tamanho estabelecidos pela Autoridade do Canal do Panamá significam que esses navios agora podem atingir dimensões de 366m de comprimento, 49m de largura e 15,2m de profundidade.
Onde está o navio?
O graneleiro BENFICA está atualmente localizado no JAPÃO – Costa do Japão na posição 33° 16′ 02,2″ N, 135° 42′ 14,4″ E conforme relatado pelo Sistema de Identificação Automática Terrestre MarineTraffic em 2022-05-02 10:39 UTC (8 horas, 20 minutos atrás). O vento nesta área naquele momento sopra da direção noroeste na força 6 Beaufort.
A embarcação partiu de HIROHATA, JP em 2022-05-02 09:13 LT (UTC +9) e atualmente está navegando a 11,9 nós com direção leste em direção a KASHIMA, JP com tempo estimado de chegada em 2022-05-03 09 :00 LT (UTC +9) hora local (em 4 horas, 59 minutos)
Aqui no país, a última vez que esteve atracado, movimentação que fez parte do recorde que foi quebrado pelo Brasil, Porto de Santos recebeu o navio com cerca de 76 toneladas de fertilizantes.
Imagens do maior navio de fertilizantes do mundo





Brasil recebeu o maior navio de fertilizantes do mundo
O Porto de Santos recebe o maior navio de fertilizantes a granel da história. O navio “MV Benfica”, com bandeira de Cingapura, fará atracação no Terminal Marítimo do Guarujá (Termag), com cerca 76 mil toneladas de sulfato de amônio e fosfato de amônio, ambos produtos utilizados para enriquecimento dos solos.
Com atendimento da Unimar Agenciamentos Marítimos, a Bulkfertz, que representa grandes fabricantes internacionais de matérias-primas para a indústria de fertilizantes, é a responsável pela vinda do navio.
Vídeo mostra como é feito a descarga de fertilizantes do navio
Este será o maior volume de importação de fertilizantes já registrado pelas autoridades portuárias do Porto de Santos. De acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, em comparação ao mesmo período de 2020, o Brasil registrou um aumento de 9% nas importações de sulfato de amônio e 53% no fosfato de amônio.

- Serasa: pedido de recuperação judicial no Agro sobe 21,5% no 1º trimestre
- Cavalo do Haras Paiquerê vence etapa brasileira do Global Champions Arabians Tour
- Algodão: Rally da Safra está em campo para levantar dados até setembro
- Mais de 1.200 bovinos avaliados em uma das etapas mais marcantes do Circuito Nelore de Qualidade
- Piscicultura brasileira está entre as atividades com menor emissão de carbono
“O mercado de fertilizantes em 2022 tende a ser desafiador da mesma maneira que foi em 2021. As filas, na maioria dos portos, devem continuar na mesma média entre 25 e 40 dias e os preços desses insumos não tem previsão de diminuir tão cedo. Comparando as importações de fertilizantes de 2020 para 2021, até o mês de novembro, tivemos um crescimento de 4% e um volume recorde que jamais havia sido visto. Já foram 40 milhões de toneladas importadas”, comentou Bárbara Matos, Analista de Novos Negócios da Unimar.
A carga será enviada via modais rodoviário e ferroviário para diversos estados brasileiros.
Serasa: pedido de recuperação judicial no Agro sobe 21,5% no 1º trimestre
Os produtores pessoa física representaram a maior parcela das solicitações, com crescimento de 39,2% na comparação trimestral e de 83,9% sobre o primeiro trimestre de 2024.
Continue Reading Serasa: pedido de recuperação judicial no Agro sobe 21,5% no 1º trimestre
Cavalo do Haras Paiquerê vence etapa brasileira do Global Champions Arabians Tour
Proprietário Tercio Miranda também conquistou outros dois títulos durante a 44ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe.
Continue Reading Cavalo do Haras Paiquerê vence etapa brasileira do Global Champions Arabians Tour
Algodão: Rally da Safra está em campo para levantar dados até setembro
O coordenador da expedição, André Debastiani, da Agroconsult, diz, em nota, que o Rally cumpre seu papel fundamental na geração de informações confiáveis para o setor algodoeiro.
Continue Reading Algodão: Rally da Safra está em campo para levantar dados até setembro
Mais de 1.200 bovinos avaliados em uma das etapas mais marcantes do Circuito Nelore de Qualidade
Deste total, 99% possuía até quatro dentes incisivos permanentes (ou menos de 3 anos de idade). Ainda, 75% apresentou cobertura de gordura mediana ou uniforme e peso médio de 22,5 arrobas, em uma das etapas mais marcantes do Circuito Nelore de Qualidade
Piscicultura brasileira está entre as atividades com menor emissão de carbono
Qualidade produtiva, compromisso ambiental com menor emissão de carbono e impacto positivo na sociedade transformaram a piscicultura em uma das cadeias mais sustentáveis do País
Continue Reading Piscicultura brasileira está entre as atividades com menor emissão de carbono
OCDE/FAO: produção global de Cereais deve crescer 1,1% ao ano até 2034
As projeções, contudo, podem ser afetadas por incertezas quanto a custos de energia, condições climáticas, tensões geopolíticas e demanda chinesa, pontuou o relatório.
Continue Reading OCDE/FAO: produção global de Cereais deve crescer 1,1% ao ano até 2034