“Está aí a Tereza Cristina se virando atrás de fertilizantes, porque há uma tendência de desabastecimento de fertilizantes”, disse Bolsonaro
BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, trabalha para evitar o risco de desabastecimento de fertilizantes no país.
“Está aí a Tereza Cristina se virando atrás de fertilizantes, porque há uma tendência de desabastecimento de fertilizantes”, disse Bolsonaro na transmissão semanal ao vivo em redes sociais, nesta quinta-feira.
“O nosso agronegócio é de ponta? Sim. Mas depende em grande parte de produtos importados”, afirmou, citando o potássio vindo da Rússia e outros nitrogenados da China.
“E o que é pior disso tudo, né: nós temos aqui potencial para isso tudo, mas o potássio que está lá na foz no rio Amazonas, aquela grande área está demarcada como terra indígena”, acrescentou.
- Salvaguardas da China acendem alerta máximo para exportações de carne bovina do Brasil
- China pede aos EUA a libertação imediata de Maduro e sua esposa
- Em comunicado, Brasil e mais cinco países condenam ataque à Venezuela
- Alerta: ciclone extratropical traz chuva de até 100 mm e ventos de 100 km/h; veja a previsão
- Aprovado projeto que libera porte de arma para donos e associados de clubes de tiro
No mês passado, o presidente já havia adiantado que a ministra e o chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Flávio Rocha, trabalhavam em uma proposta para otimizar a utilização da matéria-prima disponível no Brasil para a produção de fertilizantes.
Na live desta quinta, o presidente também voltou a responsabilizar o ICMS pela alta do preço dos combustíveis e manifestou o desejo que o Supremo Tribunal Federal (STF) analise ação apresentada pelo governo sobre o tema.
Fonte: Reuters