MAPA alerta caçadores sobre a PSA; No Brasil, informe imediatamente ao Serviço Veterinário Oficial do seu estado a identificação de qualquer porco selvagem ou javali encontrado morto ou doente.
Atenção, agentes de manejo populacional!
A Peste Suína Africana (PSA) mata os suínos domésticos e os porcos selvagens!
Ao retornar de uma viagem de caça no exterior, adote as medidas para evitar a disseminação de doenças como limpar e desinfetar equipamentos, materiais, roupas e sapatos utilizados na caça e não traga troféus da caça ou outros produtos de origem suína.
No Brasil, informe imediatamente ao Serviço Veterinário Oficial do seu estado a identificação de qualquer porco selvagem ou javali encontrado morto ou doente. Encontre aqui os endereços e contatos.
Evite visitas desnecessárias nas criações de suínos domésticos. No entanto, se for inevitável o contato com as criações de suínos domésticos, não esqueça de trocar roupas e sapatos e de limpar seus equipamentos e materiais usados em caçadas, antes de entrar em contato com os suínos domésticos.
Colabore você também com a vigilância de doenças de suínos e proteja a suinocultura nacional: acesse aqui o Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos e saiba como você pode contribuir.
Ajude a evitar a entrada da PSA no Brasil e a disseminação de outras doenças de suínos!

- Mato Grosso intensifica combate ao bicudo nas lavouras de algodão
- Projeto do Seguro Rural avança e pode ser votado na próxima semana
- Curso sobre churrasco está disponível no catálogo do Sistema FAEP
- Roraima encerra vazio sanitário e libera semeadura da soja a partir de hoje
- Registro genealógico fortalece genética e impulsiona crescimento da suinocultura brasileira


Fonte: MAPA