MAPA alerta caçadores sobre a PSA; No Brasil, informe imediatamente ao Serviço Veterinário Oficial do seu estado a identificação de qualquer porco selvagem ou javali encontrado morto ou doente.
Atenção, agentes de manejo populacional!
A Peste Suína Africana (PSA) mata os suínos domésticos e os porcos selvagens!
Ao retornar de uma viagem de caça no exterior, adote as medidas para evitar a disseminação de doenças como limpar e desinfetar equipamentos, materiais, roupas e sapatos utilizados na caça e não traga troféus da caça ou outros produtos de origem suína.
No Brasil, informe imediatamente ao Serviço Veterinário Oficial do seu estado a identificação de qualquer porco selvagem ou javali encontrado morto ou doente. Encontre aqui os endereços e contatos.
Evite visitas desnecessárias nas criações de suínos domésticos. No entanto, se for inevitável o contato com as criações de suínos domésticos, não esqueça de trocar roupas e sapatos e de limpar seus equipamentos e materiais usados em caçadas, antes de entrar em contato com os suínos domésticos.
Colabore você também com a vigilância de doenças de suínos e proteja a suinocultura nacional: acesse aqui o Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos e saiba como você pode contribuir.
Ajude a evitar a entrada da PSA no Brasil e a disseminação de outras doenças de suínos!

- Projeto social estimula autonomia financeira de mulheres no Rio
- Análise: França apela para tentar inviabilizar acordo Mercosul–UE
- Operação Pesticida desmantela laboratórios que falsificavam agrotóxicos e prende 22 pessoas
- IBGE espera aprovação de R$ 700 mi para preparar coleta do Censo Agro
- Tesouro paga R$ 1,05 bi em dívidas de estados e municípios em novembro


Fonte: MAPA