Segundo estudos, pesquisadores dizem que vacas treinadas para usar o banheiro podem diminuir gases do efeito estufa. Confira o vídeo!
Um rebanho de “gado inteligente” na Alemanha foi treinado com sucesso para usar uma pequena área cercada com piso de grama artificial como banheiro, apelidada de “MooLoo”. O estudo foi realizado por pesquisadores alemães, que esperam que o estudo ajude a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em meio à crise do aquecimento global.
Estima-se que haja 1,4 bilhão de vacas na Terra e elas emitem resíduos prejudiciais – por meio de arrotos, urina e defecação – tornando os animais um dos principais motores das mudanças climáticas.
A Universidade de Auckland uniu forças com cientistas de um laboratório de pesquisa na Alemanha para um experimento que permitiria que a urina da vaca fosse coletada, tratada e neutralizada. Sendo assim, apresenta menos riscos.
Os animais foram colocados no MooLoo e receberam ração como recompensa após urinar. Depois disso, eles foram colocados em uma área próxima ao MooLoo e recompensados por entrarem no cercado e urinarem.
Aqueles que urinaram fora do MooLoo foram borrifados com água por três segundos. Como parte do terceiro estágio do treinamento, a distância do banheiro foi ampliada e as recompensas e punições continuaram.
Ao final das dez sessões de treinamento, os pesquisadores descobriram que 11 dos 16 animais foram treinados com sucesso para usar o banheiro.
“Muito rapidamente, com 15 a 20 idas ao banheiro em média, as vacas iniciavam elas próprias o uso do banheiro”, disse Lindsay Matthews, pesquisadora envolvida no estudo à rádio Radio New Zealand.


“Os bezerros mostraram um nível de desempenho comparável ao de crianças e superior ao de crianças muito novas”, diz o estudo.
Os pesquisadores dizem que capturar 80% da urina do gado em um modelo como o MooLoo pode levar a uma redução de 56% nas emissões de amônia.
Eles também afirmam que a redução dos níveis de urina na área de moradia dos animais melhorará sua higiene e bem-estar.
- Rancho 263 de Henrique & Juliano paga R$ 5 milhões em NewPrince Diego HJG e assume protagonismo no Quarto de Milha
- Frigorífico deixa de pagar pecuaristas e pede recuperação judicial
- Empresário vilão? A farsa que esconde o maior predador do Brasil
- Empresa brasileira cria pellets com borra de café; conheça utilidades
- Falta de chuva castiga o Tocantins e ameaça safrinha de 2026