As maiores fazendas do Brasil, veja!

As maiores fazendas do Brasil, veja!

PARTILHAR
@pecuariaminas

Você sabe a quais são as maiores fazendas do Brasil? Pois bem, imagine que a maior delas está em Goiás e é uma das mais conhecidas do país. Veja a lista!

Brasil é um país conhecido por seu grande potencial para o agronegócio. Diante disso, é possível imaginar o grande número de propriedades rurais que fazem parte do sucesso que é a agropecuária brasileira. Vamos elencar aqui as maiores delas para você conhecer.

Para o post de hoje fizemos uma seleção especial com as 10 maiores fazendas do Brasil. Você irá conhecer propriedades tão grandes quanto algumas metrópoles brasileiras e outras que possuem outros títulos tão importantes quanto o tamanho. São prêmios e outros destaques que veremos nessa lista.

Fazenda Nova Piratininga

Se você procurar no mapa do Brasil achará o estado de Goiás, se procurar mais encontrará a cidade de São Miguel do Araguaia e se buscar ainda mais irá achar a fazenda Nova Piratininga. Sua busca não irá demorar muito, pois essa propriedade possui 135 mil hectares, área equivalente a ocupadas por metrópoles como a capital do Rio de Janeiro ou a cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

De todo esse tamanho, 95 mil hectares são compostos por pastos. E, como se não fosse suficiente, ainda há um rebanho de 105 mil nelores puros Nelore ou cruzados com angus.

Fazenda Conforto

Além de excelentes duplas sertanejas, o estado de Goiás também guarda imensas fazendas. Localizada na cidade de Nova Crixás, estado de Goiás, a fazenda Conforto é a maior do Brasil quando analisamos o confinamento de gado fora dos frigoríficos.

Com 12 mil hectares, a propriedade se divide em um confinamento, 4.430 hectares de área modulada e 1.083 de hectares de área irrigada. Além disso, ainda há 2.408 hectares de Reserva Legal. O confinamento tem capacidade estática de 30.300 animais e acomoda até 245 cabeças em cada curral.

Grupo André Maggi

Com escritório sede no município de Rondonópolis, no estado do Mato Grosso, a holding do Grupo André Maggi controla quatro divisões de empresas ligadas ao agronegócio (ou agrobussiness). Com quase 40 anos de vida, essa empresa é considerada um dos maiores produtores individuais de soja do mundo.

Para você ter uma ideia, a empresa possui mais de 252,3 mil hectares usados para pecuária, agricultura e reflorestamento só no estado do Mato Grosso. Ainda falando desse estado, o grupo tem 20 fazendas nele, sendo que 18 são no Cerrado, uma com Pantanal e outra no bioma da Amazônia.

Vamos entrar no detalhe de duas dessas fazendas: a propriedade Tanguro tem 80,8 mil hectares e fica localizada no município de Querência. A fazenda Tucunaré oferece 44,5 mil hectares e fica no município de em Sapezal. Curiosidade: Sapezal é uma cidade que foi fundada por André Maggi nos anos 90. Além disso, o grupo tem 4 mil bovinos criados e possuem 11 mil hectares de seringueiras cultivadas.

Veja na matéria abaixo a última aquisição feita pelo grupo. São mais 105 mil hectares para somar nos dados acima!

Fazenda São Marcelo

A conhecida Fazenda São Marcelo faz parte do Grupo JD, que pertence à família francesa Defforey, antigos controladores da rede Carrefour. Composta por 4 unidades que estão localizadas no estado do Mato Grosso, as propriedades foram as primeiras do mundo a receber o selo verde para a pecuária, o que significa que os processos que acontecem nelas estão dentro da lei. Por exemplo, os funcionários estão devidamente registrados e com todos os pagamentos em dia e não há derrubada de árvores sem prévia autorização.

A Fazenda São Marcelo não parou de fazer sua parte da área da sustentabilidade. A propriedade conseguiu a certificação Rainforest Alliance e a certificação Bem Estar Animal (Certified Humane em inglês), concedida pela Ecocert Brasil. A adoção de práticas sustentáveis tornou a São Marcelo referência em criação de gado.

fazenda-sao-marcelo-3
Foto Divulgação

Fazenda Roncador

A história da Fazenda Roncador, também conhecida como “Agropecuária Roncador”, começa no fim dos anos 70 com o mineiro Pelerson Penido (1918-2012). Com 60 anos de idade, o ex-tropeiro comprou seus primeiros 24 mil hectares em uma região isolada e daí para frente só expandiu o local.

A propriedade, localizada na cidade de Querência, no estado do Mato Grosso, conta com 153 mil hectares. É fazenda que não acaba mais! O espaço comporta 800 quilômetros de estradas pavimentadas e um aeroporto.

fazenda roncador
Foto Divulgação

Grupo Bom Futuro

As fazendas do Grupo Bom Futuro em Cuiabá, estado do Mato Grosso, somam, aproximadamente, 200 mil hectares em que são cultivadas soja, milho, trigo e algodão.

grupo bom futuro
Foto Divulgação.

Fazenda Jacarezinho Nova Terra

A Fazenda Jacarezinho Nova Terra conta com 45.210.00 mil hectares divididos entre duas unidades. A Fazenda Novo Horizonte que fica na cidade de Coxim, no Mato Grosso do Sul, e a unidade da Fazenda Nova Terra na cidade de Cotegipe, no estado da Bahia.

Conheça mais um pouco da história do grupo na matéria abaixo.

Seleção Guzerá Agropecuária

A Seleção Guzerá Agropecuária foi uma das campeãs do prêmio “As Melhores da Dinheiro Rural 2016” em Destaques da pecuária, na categoria Genética Rebanho Nacional. A Fazenda São Geraldo, localizada em Iniutaba, é a maior da Agropecuária Suaçuí, com 2.160 hectares.

Fazendas Bartira

Com 13 fazendas nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo que somam 150 mil hectares, as Fazendas Bartira foram Destaques da Pecuária no prêmio “As Melhores da Dinheiro Rural 2015”.

Atualmente nossos ativos agropecuários são dedicados a pecuária, cana-de-açúcar, soja, milho, arroz, abacaxi e a plantação de seringueiras.

fazendas bartira
Foto Divulgação

JBS

A unidade confinadora da JBS localizada no estado de São Paulo é um dos Destaques da Pecuária no prêmio “As Melhores da Dinheiro Rural 2015”. A empresa terminou 2015 com mais de 30 mil animais engordados e a previsão foi maior ainda para 2016.

fazenda JBS
Foto Divulgação.

Curiosidade mundial

Uma das maiores propriedades privadas do mundo todo fica na Austrália e um dia pertenceu ao Sir Sidney Kidman. A propriedade tem 11 milhões de hectares, quase 16 vezes o tamanho da capital do estado de São Paulo.

Caso tenhamos esquecido de alguma propriedade, ou saiba alguma informação bacana de ser compartilhada, mande para nós!

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa MBA em Gestão de Projetos pela UNIUBE, idealizador do projeto Tecnologia para o Agronegócio. Possui base técnica e experiência de campo em propriedades de corte e leite. Sócio-Diretor do Compre Rural. (62) 996441746 thiagorp100@gmail.com