O gigante descansou, morre referência Guzerá

O gigante descansou, morre referência Guzerá

PARTILHAR
touro guzera escoteiro-fiv-uniube
Foto: Uniube

Uma das referências da raça Guzerá no Brasil, Touro Escoteiro FIV Uniube agradou a criadores em todo o mundo e marca uma era na pecuária.

Touro era filho de Cubito G. I da ND X Maraca TE S, nasceu em 01/03/2011 e criado pela Uniube (Sociedade Educacional Uberabense). Seu pedigree foi consagrado para pistas em consequência da união de Cubito G. I da ND, o 3° melhor touro para leite segundo PMGZ 2018, na matriz Maraca Te S. Escoteiro era Bi Grande Campeão ExpoZebu e pai da Recordista Mundial Navalha Boa Lembrança e sua progênie se destacou tanto nas pistas quanto na alta produção de leite com estrutura corporal.

O touro morreu no último domingo (02) devido à uma insuficiência cardíaca, informado através das redes sociais da Fazenda Escola Uniube. O touro já tinha filhos em centrais de inseminação, várias filhas campeãs de lactação pelo país e sua genética extremamente valorizada pelo mundo.

filhas-dos-escoteiro-fiv-uniube
Progenie do Escoteiro / Foto: Alta Genetics

“Escoteiro Uniube agradou a criadores em todo o mundo e marca uma era na raça”.

“Este jovem reprodutor elevou o Guzerá Leiteiro alguns níveis em termos de beleza racial, porte e números. Além de ser um fenômeno nas pistas, consagrado Bi Grande Campeão ExpoZebu 2014 e 2015; é também o mais jovem reprodutor zebuíno a conquistar o Campeonato Progênie de Pai na ExpoZebu (aos 37 meses de idade)” declara Eros Gazzinelli, criador e especialista da raça.

“Deixa inúmeros filhos de destaque em várias partes do globo, mas principalmente filhas muito leiteiras e muito raçudas como Tata Santa Cecília e Navalha Boa Lembrança, recordista mundial vaca jovem em Torneio Leiteiro com média de 48,23kg de leite/dia. E sem dúvida seguirá produzindo animais bonitos, com boa estrutura sem abrir mão da superioridade leiteira do melhoramento genético da Uniube” finalizou Eros.

Outras grandes perdas

Touro Escoteiro FIV Uniube
Touro Escoteiro FIV Uniube

Sobre a raça Guzerá

Touros Guzerá
Foto: Zzn Peres

O Guzerá, raça bem difundida nos campos brasileiros tem grande histórias ao longo do séculos, fizemos aqui uma linha do tempo para explicar a relação dela com outras raças.

Sobre a Universidade de Uberada

Propriedade com 540 hectares, localizada às margens da BR-050, entre Uberaba e Uberlândia, a Fazenda-Escola vem se consolidando como um dos mais importantes campos de desenvolvimento científico-tecnológico relacionado à bovinocultura leiteira. Desde 2006, a Fazenda Escola começou a reunir os melhores exemplares zebuínos leiteiros objetivando que pesquisadores, professores, alunos e a comunidade pecuária pudessem visualizar e comprovar a importância desses animais para os países de clima tropical, a sua adaptação às condições ambientais e sanitárias e a excelente produtividade leiteira sob as adversidades do clima tropical.

Kankrej, Groserá ou Guzerá: zebuíno mais antigo do mundo

“Maior” boi do mundo é da raça holandesa

BueLingo: raça de corte americana tem beleza e desempenho aliados

Gauro: maior bovino selvagem do mundo

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.