BueLingo: raça de corte americana tem beleza e desempenho aliados

BueLingo: raça de corte americana tem beleza e desempenho aliados

Raça Buelingo vaca e bezerro ao pé
Foto: texaslonghorn.com / Photo courtesy of Dickinson Cattle Co. LLC

Raça bem difundida na região de Dakota do Norte nos Estados Unidos tem sua origem genética holandesa conhecida como Lakenvelder (raça leiteira).

Dedicada a pecuária de corte, tem em sua carne o ponto forte, saborosa e macia sem contar a beleza de sua pelagem predominante preta ou vermelha com uma faixa branca envolvendo todo o seu corpo que vai do dorso e contorna a barriga, de tamanho é médio, temperamento dócil, parto fácil e notável qualidade materna.

História

O Buelingo foi criado nos EUA nos anos 70, quando um pecuarista bem sucedido chamado Russ Bueling teve a idéia de uma nova raça que tinha o apelo da beleza e que atendia as exigências da indústria de carne. Da idéia de Buelings, um grupo de pecuaristas dedicados, incluindo Alfred Ostrum e Russ Danielson (um professor de Ciência Animal na Universidade Estadual de Dakota do Norte) estabeleceu o trabalho de campo, através de cuidadosa seleção genética e atenção aos detalhes do Buelingo foi criado. Raça composta, embora não há como definir a porcentagem de cada raça empregada, é produto de misturas assim como o Brangus ou Santa Gertrudis.

O cinto bem característico da raça é  herança da raça holandesa Dutch Belt (Lakenvelder) que é leiteira. Os primeiros BueLingo pegaram emprestado a genética das montanhas escocesas, de Belted Galloway. A influência precoce proeminente do Angus, Limousin e Shorthorn persistem entre os exemplos atuais da raça hoje.

baixo peso ao nascer, crescimento rápido e carcaças de qualidade

A raça pode ser encontrada nos Estados Unidos e Canada. Eles são bem aceitos em toda a América do Norte, os fundadores da raça seguiram um programa planejado para desenvolver uma raça de gado que atenda às necessidades atuais de baixo peso ao nascer, crescimento rápido e carcaças de qualidade. O objetivo sempre foi produzir gado que resolva muitos dos problemas de manejo em rebanhos de carne e é resistente e econômico para manter com alta fertilidade e mérito de carcaça excepcional.

BueLingo ganha nas três características mais necessárias nos rebanhos de gado bovino de hoje. Instinto materno, capacidade de crescimento e disposição.

Principais características

  • Alta fertilidade;
  • Forte Libido;
  • Excelente peso ao nascer;
  • Bezerros espertos;
  • Taxas rápidas de ganho de peso;
  • Excelentes instintos maternos;
  • Manejo tranquilo, gado manso;
  • Qualidade da carcaça.

Eles são de tamanho médio entre o tamanho de frame 5 e 6, os touros maduros pesando aproximadamente 635 a 820 kgs. E as vacas 450 a 550 kgs. Os raçadores Buelingo estabeleceram um padrão para as novilhas e novilhos de ter pelo menos 500 kilos aos 18 meses de idade, isso está sendo usado como uma diretriz para seleção para manter a raça no seu melhor.

O peso ao nascer normalmente variam entre 30-36 kilos. As vacas BueLingo são extremamente férteis e atingem a puberdade muito cedo. Elas são conhecidos por suas disposições dóceis, e por sua ampla oferta de leite gordo.

Comparativo

A relação de conversão de alimento em peso é muito boa e chega a ganhos diários de 1.587 gramas (animal em confinamento). Na terminação em confinamento intensivo o acabamento de carcaça dos touros de 12 meses geralmente têm menos de 0,3 polegadas de gordura nas costas. O marmoreio modesto é acompanhado por excelente sabor.

Fotos

Novilha da Raça Buelingo
Foto: buelingo.com
Raça Buelingo garrote
Foto: texaslonghorn.com / Photo courtesy of Dickinson Cattle Co. LLC



Foto: longhorntours.com
Vaca da raça buelingo alimentando bezerro
Foto: texaslonghorn.com / Photo courtesy of Dickinson Cattle Co. LLC
Touro da raça Buelingo
Foto: texaslonghorn.com / Photo courtesy of Dickinson Cattle Co. LLC



Buelingo raça taurina vacada
Foto: longhorntours.com
Raça buelingo norte americana
Foto: texaslonghorn.com / Photo courtesy of Dickinson Cattle Co. LLC

 

Fontes das traduções e fotos:

texaslonghorn.com | buelingo.com thecattlesite.com

PARTILHAR

Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.