Segredos da recria do maior confinamento do Brasil

Segredos da recria do maior confinamento do Brasil

PARTILHAR
FAZENDA CONFORTO
Foto Divulgação.

Conheça o segredos de uma recria eficiente que mantém o maior confinamento do Brasil. Veja a receita de sucesso da Fazenda Conforto!

O sucesso da terminação intensiva começa muito antes da chegada dos animais na baia e sua engorda no cocho. Uma reportagem produzida no maior confinamento de gado de corte do Brasil, na Fazenda Conforto, em Nova Crixás, propriedade do empresário Xandy Negrão que abate cerca de 120 mil animais ao ano. Lá, a equipe do programa descobriu que entre os segredos da produtividade está na atenção dada à etapa de recria.

Quase que como em um “berçário”, a bezerrada chega da desmama e vai direto para as áreas de pastagens de qualidade da fazenda. Os piquetes são todos divididos, adubados, e os jovens animais já são levemente suplementados, o que serve para potencializar o desenvolvimento do gado.

O sistema é gradual, e em seu estágio mais intensificado, em áreas irrigadas com tifton, a lotação chega a 10 unidades animal/ha, ou seja, quatro mil e quinhentos quilos de peso vivo por hectare.

Segundo Cláudio Braga, diretor de Agronegócios da Fazenda Conforto, “hoje a gente tem uma disputa muito grande da área que você coloca boi contra a área que você coloca soja. Então a gente vem fazendo um trabalho de intensificar e fazendo conta e buscando que o resultado do hectare que tenha boi seja igual ao hectare que tem soja”.

“Nós passamos em uma área em que a gente tem um trabalho, e a gente chama de setor recria intensificada, nós estamos trabalhando com 6 UA/ha, com a suplementação a cocho. Pasto de braquiária, calcariado, fosfatado, com a suplementação a cocho. Esse é o modelo”, explicou Cláudio Braga.

A propriedade conta também com um setor chamado de recria super intensifica, em que, em pastos de tifton, com capacidade de suporte maior e alto valor proteico, são recriadas até 10 UA/ha.

Compre Rural com informações do Giro do Boi

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com