
Segundo dados da Emater-RS, a colheita da safra 2021/2022 se aproxima da reta final no estado do Rio Grande do Sul, alcançando 90% das lavouras.
SÃO PAULO (Reuters) – A colheita de soja e milho do Rio Grande do Sul se aproxima da reta final da safra 2021/22, alcançando 90% das lavouras após períodos de chuva que dificultaram o andamento dos trabalhos, conforme dados da Emater-RS divulgados nesta quinta-feira.
Segundo a empresa de assistência técnica ligada ao governo estadual, a colheita de soja avançou sete pontos percentuais em uma semana, mas ainda está atrás dos 97% registrados em igual período do ano anterior e da média histórica para esta época, de 98%.
“Em algumas regiões, a colheita foi intensa na semana, como é o caso da região sul. Mais ao norte do Estado, as condições de chuva e umidade não possibilitaram grandes avanços”, afirmou a Emater sobre a oleaginosa em relatório.
- Suínos: médias se enfraquecem em abril, mas superam em 20% as de um ano atrás
- Conheça as matrizes zebuínas campeãs do Concurso Leiteiro ExpoZebu 2025
- Boi gordo sofre queda e pecuaristas já gritam “menos que R$ 300/@, não”; confira
- Três tambores: circuito Ram ANTT realizou etapa durante o 34° congresso brasileiro ABQM
- Tesouro publica regras do leilão para recuperar terras degradadas
Para o milho, os trabalhos aumentaram somente três pontos na semana, para 89%, mas encontram-se à frente tanto dos 88% vistos um ano antes, quanto da média histórica de 87% para o período.
“Algumas regiões avançaram com a colheita na semana; em outras, a umidade dos grãos não permitiu o avanço da atividade. As lavouras de safrinha apresentam melhores produtividades que as da safra em algumas localidades”, acrescentou sobre o cereal.
Fonte: Reuters