Segundo o levantamento realizado, a colheita de soja em MT dobra na semana e eleva oferta em safra atrasada, diz Imea.
A colheita de soja em Mato Grosso avançou para 22,26% da área do Estado até esta sexta-feira, praticamente o dobro do registrado no mesmo dia da semana passada, apontou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), indicando que maiores volumes já estão no mercado após uma lentidão inicial.
Uma área de soja plantada em Mato Grosso, de 10,3 milhões de hectares, os agricultores no maior Estado da produção do Brasil realizaram a colheita em 2,3 milhões de hectares desde o início dos trabalhos. Eles colhido 7,9 milhões de toneladas, fazendo o cálculo com uma produtividade média de 3.444 toneladas por hectare estimada pelo Imea.
O volume colhido deve trazer algum alívio ao mercado, especialmente diante da grande fila de navios nos portos após um atraso no plantio.
Nesta sexta-feira, a associação da indústria de soja, a Abiove, avaliou o fluxo do produto para exportação e as processadoras devem melhorar a partir de acordo com este mês, com o desenvolvimento da colheita.
- Boi gordo inicia 2026 com preços “peados” e, para piorar, com salvaguarda chinesa; o que esperar?
- Salvaguardas da China acendem alerta máximo para exportações de carne bovina do Brasil
- China pede aos EUA a libertação imediata de Maduro e sua esposa
- Em comunicado, Brasil e mais cinco países condenam ataque à Venezuela
- Alerta: ciclone extratropical traz chuva de até 100 mm e ventos de 100 km/h; veja a previsão
O volume colhido em Mato Grosso, que responde por cerca de um quarto da produção brasileira e lidera o ritmo dos trabalhos, poderia ser maior.
Segundo o Imea, um colheita de soja de Mato Grosso está 35,96 pontos atrás do registrado na mesma época de 2019/20 e 23,15 pontos abaixo da média histórica para esta época do ano.
Fonte: Reuters