
É fato que o brasileiro é fã de um bom filé. E quando se fala em um corte perfeito, a qualidade da carne é fundamental para uma experiência prazerosa. Mas você já parou para pensar no que a torna realmente memorável?
Sabor e maciez da carne vão muito além do preparo na grelha. Tudo começa no campo, onde cada detalhe contribui para tornar a degustação inesquecível. Quando falamos da qualidade da carne bovina, é preciso considerar uma série de fatores, como a idade e o sexo do animal, por exemplo. Animais mais jovens, abatidos no momento certo permitem cortes mais macios e com a proporção ideal de carne e gordura, o que resulta em suculência e sabor incomparáveis.
Além disso, o sexo do animal também tem um papel importante. Novilhas, que são fêmeas bovinas jovens que ainda não pariram, acumulam gordura mais cedo, proporcionando aquele marmoreio ideal – ou seja, a distribuição de finas veias de gordura entremeadas na carne. O marmoreio é o que oferece sabor, maciez e suculência ao corte, sendo um dos fatores mais valorizados pelos amantes do bom churrasco.
A dieta fornecida ao animal é outro ponto-chave. Bovinos que recebem uma dieta balanceada e nutritiva apresentam carne mais rica em sabor e textura. Afinal, a qualidade começa de dentro para fora, e a nutrição adequada é fundamental para o desenvolvimento de um gado saudável. Suplementações estratégicas, protocolos sanitários bem definidos, manejo de pastagem adequado e um confinamento estratégico caminham juntos para alcançar o objetivo de otimizar a produção e a saúde do rebanho.
Outro aspecto diretamente relacionado à qualidade é o bem-estar animal. Na pecuária moderna, desde o nascimento até o abate, cada etapa é planejada para reduzir ao máximo o estresse do animal. Sabemos que, se eles que são submetidos a transporte inadequado, sofrem um estresse que altera o pH da carne, resultando em cortes mais escuros e de menor durabilidade. Por isso proporcionar um ambiente tranquilo também durante o transporte ajuda a manter o nível ideal de glicogênio nos músculos, o que, ao ser convertido em ácido lático, é essencial para garantir cortes de carne mais macios, de boa textura e com cor viva.

O Brasil se destaca pelo rigor em seus processos de produção animal. Certificações e normas específicas asseguram qualidade e segurança alimentar para consumidores no Brasil e no exterior. Esse comprometimento com normas rigorosas atesta a credibilidade da carne brasileira, agregando valor aos produtos no mercado global.
Nesse contexto, a Cargill vem redefinindo a maneira como cuidamos do rebanho bovino, implementando práticas inovadoras que elevam os padrões de segurança e qualidade. Com um compromisso baseado na oferta integrada de produtos, ferramentas e serviços, apoiamos o produtor com soluções personalizadas em gestão e eficiência, que visam mais sustentabilidade, produtividade e lucratividade.
Além de atuar diretamente na nutrição e no manejo, estamos investindo no futuro da produção, com o aprimoramento de técnicas como a estimulação elétrica das carcaças e a maturação por 14 a 21 dias, que garantem maior amaciamento da carne. Também estamos na vanguarda das soluções tecnológicas, oferecendo suporte aos pecuaristas no gerenciamento das fazendas e no cuidado com a saúde e o bem-estar do gado por meio de inovações como CattleView, Agriwebb e Feed Manager.
Além de sabor e qualidade, cada pedaço carrega uma história de dedicação, cuidado e muito capricho, da fazenda à mesa. Com atenção a cada detalhe, desde a nutrição no campo até as técnicas pós-abate, o produtor é capaz de oferecer uma carne que eleva seu paladar a um nível superior.
*Pedro Veiga é zootecnista e gerente global de Tecnologia de Bovinos de Corte da Cargill.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Três tambores: circuito Ram ANTT realizou etapa durante o 34° congresso brasileiro ABQM
Camila Tavares Frizo e Maria Eduarda de Almeida pela venceram a etapa do Circuito Ram ANTT durante o 34° Congresso Brasileiro ABQM em Araçatuba no último fim de semana.
Tesouro publica regras do leilão para recuperar terras degradadas
O anúncio da publicação das regras do leilão para recuperar terras degradadas foi feito pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Meio Ambiente, Marina Silva, em entrevista coletiva de imprensa em São Paulo.
Continue Reading Tesouro publica regras do leilão para recuperar terras degradadas
Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Alta é puxada pela menor oferta de animais jovens e incentiva retenção de matrizes em Mato Grosso, principal produtor de bovinos do país.
Continue Reading Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Argentino Maximiliano Freschi será jurado da ExpoBrangus 2025
A exposição ocorrerá de 19 a 22 de maio no Parque do Sindicato Rural de Uruguaiana (RS) e contará com três dias de julgamentos da raça.
Continue Reading Argentino Maximiliano Freschi será jurado da ExpoBrangus 2025
Produtor dos EUA lamenta aprovação de tarifas contra 2,4-D da China e da Índia
Ele é um ingrediente ativo presente em mais de 1.500 herbicidas; a aprovação de tarifas contra 2,4-D da China e da Índia chega em um momento crítico.
Continue Reading Produtor dos EUA lamenta aprovação de tarifas contra 2,4-D da China e da Índia
Abitrigo elege Daniel Kümmel como presidente do Conselho Deliberativo
Kümmel ocupa, atualmente, o cargo de CEO no Moinho Arapongas, no Paraná. Anteriormente, já havia presidido o Sindicato da Indústria do Trigo do Estado do Paraná (Sinditrigo-PR) por dez anos.
Continue Reading Abitrigo elege Daniel Kümmel como presidente do Conselho Deliberativo